O Projeto AGORA, que há quatro anos reúne entidades e empresas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar em um dos maiores esforços de marketing e comunicação integrada do agronegócio brasileiro, é um dos temas de disseminação da campanha “Agricultura, o maior trabalho da Terra”, lançada pela BASF no final de julho. A BASF está entre os parceiros do AGORA desde seu lançamento, em 2009.
O gerente de Marketing de Cultivos de Especialidades da BASF, Redson Vieira, enfatiza que o Projeto AGORA foi inserido no site “Planeta Faminto” por ser considerado um projeto completo e extremamente relevante, uma vez que abrange fortemente o tripé da sustentabilidade incorporada pelo setor sucroenergético.
“No pilar econômico, o AGORA fomenta o consumo do etanol, trazendo recursos para a cadeia como um todo; no ambiental, o biocombustível à base de cana permite a redução da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEEs) na atmosfera; e no social, atinge diversas escolas municipais e estaduais de diversas cidades do País por meio de ações educacionais”, explica o executivo.
A nova campanha da BASF é um desdobramento da iniciativa “Um Planeta Faminto,” iniciada em 2009. Desta vez, o foco é apresentar o universo agrícola ao cidadão que vive no meio urbano, destacando a presença da agricultura no dia-a-dia das sete bilhões de pessoas do planeta.
A bioenergia e a substituição de fontes não-renováveis por fontes mais limpas são temas da campanha. É justamente nesse contexto que o Projeto AGORA é mencionado como uma das maiores ações de comunicação integrada já implantadas no agro brasileiro, disseminando informações e esclarecendo dúvidas sobre o setor sucroenergético.
Duas grandes iniciativas do AGORA foram destacadas pela campanha: o “Desafio Mudanças Climáticas”, que beneficiou comunidades de regiões produtoras de cana em sete estados brasileiros e Distrito Federal ao longo de 2009, impactando mais de dois milhões de alunos, do 8º e 9º anos, em 12 mil escolas estaduais; e o “Municípios Canavieiros”, ação desenvolvida em 2010, que abrangeu 100 municípios dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, atingindo 2.260 escolas e 316.560 alunos.
Sobre a Campanha
Um vídeo desenvolvido pela agência e21, do Grupo MTCOM, é a principal peça da campanha. O filme conta a trajetória de um cidadão comum, desde seu nascimento até a idade adulta. Com um forte apelo emocional, o vídeo mostra a contribuição do trabalho do agricultor em todos os momentos da vida desse personagem.
A definição da abordagem adotada na campanha sustentou-se no resultado da pesquisa realizada recentemente pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que concluiu que mais de 40% dos entrevistados nos 12 principais centros urbanos brasileiros não compreendem o real significado da palavra agronegócio.
“Acreditamos que, por meio de ações multimídia como a que estamos conduzindo, poderemos levar informação qualificada sobre o agronegócio a esse público formador de opinião,” afirmou o diretor de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, Oswaldo Marques.
No plano de mídia da campanha, que começou em julho, está contemplada a veiculação em TV, Rádio, peças online e impressas.
O diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Adhemar Altieri, afirma que a BASF tem demonstrado grande afinidade com as iniciativas e objetivos do Projeto AGORA. “A empresa tem sido muito competente ao enxergar formas de associar os avanços e resultados positivos obtidos pelo AGORA com suas próprias iniciativas, que em inúmeras oportunidades, buscam os mesmos objetivos. Há um pensamento comum muito claro entre o AGORA e a BASF, o que claramente beneficia os trabalhos desenvolvidos de lado a lado.” A UNICA também está entre as 11 entidades e cinco empresas parceiras do Projeto AGORA.