Criado em 2009, o Projeto AGORA já desenvolveu inúmeras ações de conscientização sobre os benefícios da produção de cana-de-açúcar junto à opinião pública, no campo educacional, e em diversos eventos realizados pelo País. Reconhecido como um dos mais eficazes esforços de comunicação do agronegócio brasileiros, em dois anos a iniciativa já impactou mais de 2,5 milhões de estudantes do ensino fundamental, além de receber os prêmios de “Melhor Campanha de Comunicação e Produção Agropecuária” pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A) e “Destaque em Comunicação e Marketing Sucroenergético” pelo CanaInvest.
“O AGORA cumpre uma missão muito importante que faltava ao nosso setor: um diálogo cada vez maior com a sociedade no sentido de mostrar benefícios e o potencial dos produtos fabricados a partir da cana”, afirma Roberto Hollanda, presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul (Biosul), uma das 11 entidades e oito empresas da cadeia produtiva da cana que integram o AGORA.
Opinião Pública
Dentre as principais ações junto à opinião pública, o destaque fica com as duas edições do Prêmio TOP Etanol. A mais recente, realizada este ano, teve 258 trabalhos inscritos – quase 20% acima do total registrado no ano anterior –, sendo 72 de Jornalismo, 82 Fotografias, 85 dissertações acadêmicas e 19 trabalhos na categoria Inovação Tecnológica. A cerimônia de premiação do TOP Etanol 2011, que distribuiu um total de R$ 87.100,00 (oitenta e sete mil e cem reais) em valores brutos aos vencedores, teve a participação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu uma homenagem especial.
Em outra iniciativa do AGORA, jornalistas de importantes veículos de comunicação de diversos estados brasileiros e do exterior tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o segmento canavieiro durante o “Agroenergia em Curso – Programa de Aperfeiçoamento sobre o Setor Sucroenergético.” Promovido em parceria com a ETH Bioenergia no interior de Goiás, o encontro mostrou aos participantes uma das principais frentes de expansão da indústria brasileira da cana-de-açúcar.
Outra ação importante foi o lançamento em junho deste ano, no primeiro dia do Ethanol Summit 2011, de uma campanha exclusivamente voltada para a disseminação dos benefícios da bioeletricidade, energia elétrica renovável gerada pela queima de biomassa de cana. Para dar suporte a esta ação, foi criado o site www.bioeletricidade.com.br, com esclarecimentos mais detalhados sobre o tema.
Educação
A primeira ação do AGORA na área educacional foi a realização do projeto “Desafios Mudanças Climáticas”, em 2009. Com foco em alunos do Ensino Fundamental, a iniciativa conscientizou o público jovem de centenas de comunidades sobre os impactos do uso de recursos naturais para o clima do planeta. A iniciativa envolveu mais de 12 mil escolas, 47 mil professores e cerca de 2,3 milhões de estudantes.
Outra ação nesse sentido é o “Estudo Municípios Canavieiros”, realizado em 2010 e novamente em 2011. Por meio dele, o AGORA tem oferecido a professores dos 6º, 7º e 8º anos da rede pública de ensino uma nova abordagem pedagógica que ajude a conscientizar alunos sobre a importância socioeconômica da produção de cana para a comunidade onde vivem. Até o final deste ano, o programa marcará presença em mais de 1,6 mil escolas espalhadas por nove estados brasileiros (SP, PR, MT, MS, GO, MG, PE, AL e PB).
Eventos
O AGORA marcou presença em mais de 30 eventos desde seu lançamento em 2009, com destaque para o concurso cultural “Labirinto Canavial”, que marcou a presença inédita do setor sucroenergético no 50° Salão Internacional do Automóvel, realizado em 2010 em São Paulo. Na oportunidade, foram entregues dois veículos zero quilômetro aos vencedores: um para o público e outro para jornalistas. Utilizando telas interativas, os vencedores responderam corretamente seis perguntas sobre o etanol no menor tempo possível. Ao final do evento, o site oficial do prêmio registrou 21 mil acessos e mais de 8,5 mil cadastros para o Labirinto.
Entre os eventos em que o Projeto AGORA esteve presente estão o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira (SIMTEC); Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira e Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar (Fenasucro&Agrocana); Prêmio Imprensa Automotiva; Experiment Motors; Mostra de Responsabilidade Sociambiental da Fiesp/Ciesp; e Feicana/Feibio.
Para assistir a um vídeo resumindo as ações do Projeto AGORA desde 2009, clique aqui.