22 de julho de 2010

Um comitê para examinar formas de aprimorar o gerenciamento do Projeto AGORA foi criado no dia 12 julho, durante reunião de planejamento estratégico entre os seus integrantes realizada na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em São Paulo. O comitê, formado por representantes de oito participantes do AGORA, vai concentrar esforços na definição da melhor forma de conduzir os trabalhos com agilidade, garantindo a continuidade dos bons resultados obtidos até aqui.

“O comitê foi criado para avançar com alguns conceitos que já existem desde a criação do AGORA, que dizem respeito à gestão e ao avanço do trabalho para ampliar sua atuação, já vislumbrando um futuro mais abrangente, com mais empresas e entidades participando e consequentemente mais iniciativas e maior abrangência. A idéia é assegurar o crescimento e o sucesso continuado das iniciativas do AGORA,” afirmou o diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Adhemar Altieri, que integra o comitê.

Além de Altieri, o comitê conta com os seguintes membros:

• Adilson Liebsch, gerente de Produto e Marketing da Amyris;
• Ana Leite, gerente de Marketing da BP Biofuels;
• André Rocha, presidente do Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg);
• Jacyr Quadros, gerente de Produto cana-de-açúcar da Monsanto;
• Luiz Custódio Martins, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG)
• Redson Vieira, gerente de Marketing de cana-de-açúcar da Basf;
• Regiane Alves, assessora de comunicação da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana), que representa o presidente da entidade.

Objetivos claros

Para Ana Leite, o desafio do Projeto AGORA no seu segundo ano de vida é convertê-lo em ‘programa’. “Queremos sair de um modelo de projeto – que normalmente é associado a iniciativas com inicio, meio e fim –  e transformá-lo de fato em um programa, algo mais permanente com ganhos e metas de curto, médio e longos prazos. A idéia é elaborar uma proposta que conecte as ações de curto prazo com objetivos e metas mais duradouras,” afirmou.

Para a coordenadora do Projeto AGORA, Nayana Rizzo, a necessidade de formar o comitê surgiu em parte devido às novas adesões anunciadas recentemente, que ampliaram a atuação do AGORA para outras regiões do Brasil, como o Nordeste, com a presença dos sindicatos da Paraíba e do Pernambuco. “Pensamos em um futuro sustentável para o Projeto, mantendo o entusiasmo das empresas e entidades que já participam e engajando todos no crescimento do AGORA e a ampliação de suas iniciativas. Isso requer uma atuação que tenha esses objetivos em mente,” concluiu.

Calendário

O comitê do Projeto AGORA realizará duas reuniões em agosto para um avaliar as atividades realizadas até aqui e propor formas de gerenciar a atuação futura. O resultado desses encontros será apresentado a todos os integrantes do AGORA para aprovação.

Lançado oficialmente em junho de 2009 durante o Ethanol Summit em São Paulo, o Projeto AGORA conta com as empresas Itaú, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, além das entidades representativas dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade de oito estados, Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); Siamig (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais); Sifaeg (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás); Sindalcool/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); Sindalcool /PB (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); Sindaçúcar (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); Ceise BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro) e a UNICA.

Publicações Recentes

Veja Também

Países do Caribe mantêm cotas de exportação

Países do Caribe mantêm cotas de exportação

Os países caribenhos produtores de açúcar conseguiram manter suas quotas de exportação para a Europa e os Estados Unidos em abril, apesar de enfrentarem problemas devido a condições climáticas adversas, segundo a Associação do Açúcar do Caribe. Foram exportadas...

ler mais
Países do Caribe mantêm cotas de exportação

Honda é mais uma patrocinadora do UNICA Fórum 2016

Responsável pela fabricação da primeira motocicleta bicombustível do mundo, a Honda está confirmada como mais uma das empresas patrocinadoras do UNICA Fórum 2016. O seminário inédito  promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA)

ler mais