Um comitê para examinar formas de aprimorar o gerenciamento do Projeto AGORA foi criado no dia 12 julho, durante reunião de planejamento estratégico entre os seus integrantes realizada na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em São Paulo. O comitê, formado por representantes de oito participantes do AGORA, vai concentrar esforços na definição da melhor forma de conduzir os trabalhos com agilidade, garantindo a continuidade dos bons resultados obtidos até aqui.
“O comitê foi criado para avançar com alguns conceitos que já existem desde a criação do AGORA, que dizem respeito à gestão e ao avanço do trabalho para ampliar sua atuação, já vislumbrando um futuro mais abrangente, com mais empresas e entidades participando e consequentemente mais iniciativas e maior abrangência. A idéia é assegurar o crescimento e o sucesso continuado das iniciativas do AGORA,” afirmou o diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Adhemar Altieri, que integra o comitê.
Além de Altieri, o comitê conta com os seguintes membros:
• Adilson Liebsch, gerente de Produto e Marketing da Amyris;
• Ana Leite, gerente de Marketing da BP Biofuels;
• André Rocha, presidente do Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg);
• Jacyr Quadros, gerente de Produto cana-de-açúcar da Monsanto;
• Luiz Custódio Martins, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG)
• Redson Vieira, gerente de Marketing de cana-de-açúcar da Basf;
• Regiane Alves, assessora de comunicação da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana), que representa o presidente da entidade.
Objetivos claros
Para Ana Leite, o desafio do Projeto AGORA no seu segundo ano de vida é convertê-lo em ‘programa’. “Queremos sair de um modelo de projeto – que normalmente é associado a iniciativas com inicio, meio e fim – e transformá-lo de fato em um programa, algo mais permanente com ganhos e metas de curto, médio e longos prazos. A idéia é elaborar uma proposta que conecte as ações de curto prazo com objetivos e metas mais duradouras,” afirmou.
Para a coordenadora do Projeto AGORA, Nayana Rizzo, a necessidade de formar o comitê surgiu em parte devido às novas adesões anunciadas recentemente, que ampliaram a atuação do AGORA para outras regiões do Brasil, como o Nordeste, com a presença dos sindicatos da Paraíba e do Pernambuco. “Pensamos em um futuro sustentável para o Projeto, mantendo o entusiasmo das empresas e entidades que já participam e engajando todos no crescimento do AGORA e a ampliação de suas iniciativas. Isso requer uma atuação que tenha esses objetivos em mente,” concluiu.
Calendário
O comitê do Projeto AGORA realizará duas reuniões em agosto para um avaliar as atividades realizadas até aqui e propor formas de gerenciar a atuação futura. O resultado desses encontros será apresentado a todos os integrantes do AGORA para aprovação.
Lançado oficialmente em junho de 2009 durante o Ethanol Summit em São Paulo, o Projeto AGORA conta com as empresas Itaú, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, além das entidades representativas dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade de oito estados, Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); Siamig (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais); Sifaeg (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás); Sindalcool/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); Sindalcool /PB (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); Sindaçúcar (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); Ceise BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro) e a UNICA.