fbpx

Projeto AGORA define municípios canavieiros envolvidos em ação

3 de fevereiro de 2010

undefinedSerão definidos nesta primeira semana de fevereiro os 100 municípios que participarão da nova ação educacional do Projeto AGORA. O processo envolverá fatores como a área de cana do município, presença de usina e número de escolas na região.

“Vamos usar estes três critérios para seleção e dar uma importância diferente a cada um deles. Um município pode ter uma grande área de cana, mas pode não ter usinas ou muitas escolas o que inviabilizaria a aplicação do projeto. Tudo isso será levado em consideração”, conta Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), que vai auxiliar na escolha dos municípios.

Ação 2010

O projeto educacional tem como tema a cadeia de produção da cana e vai mostrar aos estudantes e professores dos municípios escolhidos o histórico do setor no Brasil e no mundo, os benefícios ambientais do etanol, a cana como fonte energética e alimentar, além dos impactos que o setor sucroenergético traz para suas comunidades.

Prevista para começar em maio, a iniciativa educacional de 2010 do AGORA vai atingir cerca de 5.000 escolas municipais, estaduais e particulares, e mais de 500 mil estudantes dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Estes estados concentram 90% da produção nacional de cana.

“Como o assunto deste ano é a cadeia produtiva da cana-de-açúcar vamos às comunidades que estão mais envolvidas neste setor”, conta o diretor de comunicação corporativa da UNICA, Adhemar Altieri. “O projeto deve estar inserido na realidade das pessoas envolvidas. Devem ser municípios onde há usinas, área de cana, pessoas empregadas direta ou indiretamente pelo setor.”

Os participantes do Projeto AGORA se reunirão na segunda semana de fevereiro para definir mais detalhes da iniciativa educacional, como o nome e as diversas ações que serão desenvolvidas.

Projeto AGORA

A ação deste ano dá continuidade às iniciativas educacionais do Projeto AGORA, que reúne os sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná; a UNICA; e as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive.

A primeira ação do Projeto, o Desafio Mudanças Climáticas, realizado de agosto a novembro de 2009, foi idealizado para informar professores e estudantes sobre as causas do aquecimento global e o papel das energias renováveis nesta questão. A iniciativa recebeu trabalhos de 3,6 mil estudantes de escolas do ensino fundamental de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.