fbpx

Projeto AGORA divulga 100 municípios que terão ação educacional

24 de fevereiro de 2010

undefinedDetalhar e valorizar a presença da indústria da cana-de-açúcar e seus impactos nos principais municípios canavieiros da região Centro-Sul do Brasil, que concentra quase 90% da cana colhida no País: esse é o foco principal da iniciativa educacional de 2010 do Projeto AGORA, que será realizada em 100 municípios de seis estados onde há forte presença da indústria da cana.

Os municípios, já definidos pelos organizadores, ficam principalmente no estado de São Paulo, que responde por 68% da produção nacional de cana-de-açúcar. No total, são 44 municípios paulistas, com os demais divididos entre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Antonio de Padua Rodrigues, o critério de seleção dos municípios foi a proximidade da comunidade com a indústria. “Junto com as entidades representantes do setor em cada estado, escolhemos municípios que mais dependem da atividade sucroenergética. Levamos em consideração a quantidade de usinas, de plantação de cana e também de empregos gerados pelo setor na região,” concluiu.

O AGORA reúne sindicatos estaduais, entidades de produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade e empresas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, em um projeto integrado de comunicação centrado na agroenergia renovável. Participam os sindicatos de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná; a UNICA; e as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive. A exemplo da ação educacional de 2009, o Desafio Mudanças Climáticas, a iniciativa para 2010 também será produzida pela Editora Horizonte.

Sobre a iniciativa

“A idéia é esclarecer para os próprios municiípios a importância da presença da cana dentro das comunidades, detalhando impactos como geração de empregos, crescimento econômico e ações das empresas que beneficiem a sustentabilidade, aspectos que muitas vezes não ficam totalmente claros para as populações locais. Queremos ir além das questões mais amplas, como a visibilidade crescente do etanol brasileiro e sua capacidade de reduzir emissões de gases do efeito estufa, aspectos que a maioria das pessoas já domina,” afirma o diretor de comunicação corporativa da UNICA, Adhemar Altieri.

Prevista para começar em maio, a ação educacional de 2010 do AGORA vai atingir cerca de 5.000 escolas municipais, estaduais e particulares, e mais de 500 mil estudantes dos estados participantes. Serão realizadas 50 oficinas presenciais distribuídas entre os 100 municípios escolhidos, além de um intenso acompanhamento online pelo site oficial do projeto, ainda em construção.

“Há uma mudança de comportamento nas famílias dos municípios canavieiros, que hoje em dia querem que seus filhos se envolvam em novas atividades e tenham novas funções no setor. Queremos colaborar com isso e oferecer, por meio da educação, novos caminhos e oportunidades aos jovens dessas regiões”, explica Antonio de Padua Rodrigues.