exemplo do que foi realizado antes do início oficial da campanha eleitoral em 2010, o Projeto AGORA formalizou convites para os três principais pré-candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano para que apresentem publicamente seus planos para o setor sucroenergético caso eleitos. Cada pré-candidato terá a oportunidade de discursar no Encontro de Candidatos, a ser realizado durante a Cerimônia de Entrega do 5º Prêmio TOP Etanol, evento marcado para o dia 02 de junho em São Paulo.
A presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco Eduardo Campos foram convidados através de cartas enviadas eletronicamente pelo Projeto AGORA na 5ª feira, dia 13 de fevereiro. Versões impressas das mesmas cartas estão sendo entregues às assessorias dos três pré-candidatos nesta segunda-feira, 17 de fevereiro.
O evento repete a experiência bem sucedida da Cerimônia de Entrega da 1ª edição do Prêmio TOP Etanol, realizada na casa de eventos Via Funchal em São Paulo com a participação dos então pré-candidatos José Serra, Marina Silva e Dilma Rousseff. Cada pré-candidato teve a oportunidade de detalhar para uma plateia de mais de 1.500 pessoas seus planos para o setor sucroenergético, caso venha a se eleger Presidente da República.
“A intenção é repetir a fórmula de 2010, quando entregamos a cada pré-candidato um documento detalhando as prioridades para o setor, na visão de suas empresas e entidades representativas. A versão 2014 desse documento está sendo desenvolvida com contribuições de todo o setor sucroenergético brasileiro, para novamente ser entregue aos pré-candidatos deste ano com antecedência, para que todos se manifestem cientes do que o próprio setor considera prioridades,” explica André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético e do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg), uma das 18 entidades e empresas parceiras do Projeto AGORA.
“Neste momento, em que o setor enfrenta importantes desafios e precisa de clareza nas políticas públicas para retomar o crescimento e reconquistar a rentabilidade, é fundamental que se saiba o que cada candidato pretende. Vamos abrir um valioso espaço para que os principais pré-candidatos à Presidência da República se manifestem perante a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e para toda a sociedade,” afirma Elizabeth Farina, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), entidade parceira do Projeto AGORA.
A exemplo do que ocorreu em 2010, os organizadores do TOP Etanol esperam um público composto principalmente por representantes de entidades e empresas ligadas às cadeias de produção de energias renováveis de biomassa de todo o país, com forte representação das áreas de pesquisa e desenvolvimento, indústria de base, insumos, equipamentos, produção agrícola, trabalhadores, usinas, distribuidores, logística e o sistema financeiro, além de autoridades governamentais de todos os níveis, acadêmicos, diplomatas e jornalistas. Os detalhes da participação dos pré-candidatos começam a ser definidos em uma série de reuniões que serão realizadas a partir da primeira quinzena de março.
Em sua quinta edição, o Prêmio TOP Etanol é reconhecido como uma das principais premiações do país para trabalhos jornalísticos e fotográficos, trabalhos acadêmicos e inovação tecnológica, ligados à agroenergia e o meio-ambiente. O TOP Etanol também homenageia anualmente personalidades e lideranças que se destacaram por contribuições decisivas para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor sucroenergético brasileiro.
A realização do Prêmio TOP Etanol é do Projeto AGORA, o maior esforço integrado de comunicação e marketing do agronegócio brasileiro, dedicado a transmitir à opinião pública, de forma concisa e uniforme, os benefícios da produção e uso em larga escala de produtos e energias limpas, renováveis e sustentáveis de origem agrícola, como o etanol, a bioeletricidade, os bioplásticos e os hidrocarbonetos de origem agrícola, entre outros.