fbpx

Projeto que deu visibilidade à situação do etanol é destaque

28 de fevereiro de 2014

O Movimento Mais Etanol, iniciativa do Projeto AGORA lançada em 2011 que expôs para a opinião pública o que havia por trás das dificuldades que o setor sucroenergético brasileiro vem enfrentando, foi um dos casos mais bem avaliados do 5º Seminário de Comunicação Integrada Aberje. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, e o caso foi apresentado por Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das 18 empresas e entidades parceiras do Projeto AGORA.

Segundo Altieri, o Movimento Mais Etanol é objeto de interesse nos meios da comunicação corporativa devido aos resultados que produziu. “Até hoje registramos os efeitos dessa iniciativa, lançada no final de 2011 quando se constatou que aspectos fundamentais para que o público e as autoridades entendessem os obstáculos que atrapalham a evolução do setor sucroenergético brasileiro, simplesmente não eram de amplo conhecimento,” explica.

Ao detalhar o Movimento Mais Etanol, Altieri afirmou que hoje todos os aspectos essenciais para avaliar a realidade do setor estão bem expostos. “Em 2011, poucos tinham conhecimento da política de achatamento do preço da gasolina imposta à Petrobras pelo governo, ou dos efeitos diretos que isso já vinha produzindo para o etanol. Também não havia clareza sobre a ausência de políticas públicas adequadas para as energias renováveis como o etanol e a bioeletricidade gerada por bagaço de cana. Hoje, não só essas questões são conhecidas como há uma unanimidade na mídia e entre analistas, quanto à necessidade urgente de revisão das políticas existentes,” disse.

Realizado pelo Projeto AGORA em parceria com a agência de comunicação CDN, o Movimento Mais Etanol promoveu mais de 100 contatos com formadores de opinião e tomadores de decisão, editores e dirigentes de empresas de comunicação, organizações não-governamentais, sindicais e profissionais. A iniciativa atingiu objetivos que fazem parte da proposta do Projeto AGORA, que tem como parceiros entidades e empresas ligadas à cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O AGORA realiza ações de comunicação e marketing integrado, desenvolvidos para promover um entendimento mais completo e combater mitos sobre o setor sucroenergético.

A apresentação sobre o Movimento Mais Etanol teve avaliação positiva (ótimo ou bom) de 94% dos participantes do evento.