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Projeto que promove inclusão social e explica a economia tem patrocínio da UNICA

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21 de julho de 2008


Apresentar o pensamento econômico a estudantes do Ensino Médio e superar barreiras que dificultam a inserção desses alunos ao Ensino Superior: estes são dois dos principais objetivos do Projeto ECONOTEEN, um concurso de ensaios criado pelo Departamento de Economia da FEA, a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, que este ano será patrocinado pela UNICA.


Direcionado a estudantes no último ano do Ensino Médio em escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo, o 2º Prêmio ECONOTEEN de Ensaios pagará prêmios de R$2.000,00, R$1.000,00 e R$500,00 aos primeiros três colocados e as inscrições estão abertas através do site do projeto até 31 de agosto. Para participar, cada corrente deverá enviar, até 30 de novembro, um ensaio completo e um resumo de no máximo 200 palavras, abordando o tema: “A produção de etanol de cana causa crise alimentar?”


De acordo com o coordenador do projeto, professor Antonio Carlos Coelho Campino, os estudantes têm um primeiro contato com os conceitos econômicos a partir do momento em que se prepararam para o concurso. “Queremos mostrar que a economia é uma disciplina que ensina a pensar sobre os problemas cotidianos que o aluno de ensino médio vivencia como cidadão.”


Para o presidente da UNICA, Marcos Jank, o projeto inova ao apresentar o pensamento econômico ao estudante e estimula o raciocínio sobre problemas reais de natureza econômica que a sociedade enfrenta. “É uma forma eficaz de colocar o estudante em contato com assuntos abordados por economistas, permitindo que o estudante conheça melhor as opções profissionais que estão abertas ao economista e, quem sabe, opte pela graduação em Economia”.


Jank destacou a importância de estimular o conhecimento dos estudantes brasileiros sobre um dos temas mais discutidos na atualidade, o etanol brasileiro produzido a partir da cana-de-açúcar. “O mundo decidiu prestar atenção aos biocombustíveis como opção limpa e renovável aos combustíveis fósseis e o Brasil é o principal exemplo a ser observado, pois fomos muito além de teorias e temos uma realidade sólida e bem-sucedida. O Brasil realizou o que os outros desejam, que é o uso do etanol em grande escala, sem prejuízo para a produção ou o preço dos alimentos e com grandes benefícios para a economia e o meio-ambiente”, concluiu.


Segundo Campino, os alunos de escolas públicas concorrem em igualdade de condições com os de escolas particulares, já que o site do projeto contém aulas da fundação americana “Foundation for Teaching Economics”, traduzidas para o português e disponibilizadas para leitura. “Como o tema do concurso está sendo amplamente discutido na mídia, todos os estudantes do ensino médio terão acesso a um vasto material publicado em revistas, jornais e na internet”, concluiu.


Além da premiação em dinheiro para os três melhores ensaios, poderão ser concedidos títulos de Menção Honrosa aos quarto e quinto colocados, a critério da Comissão Examinadora e sem premiação em dinheiro. Os premiados serão anunciados até o dia 31 de janeiro de 2009  receberão seus prêmios em Aula Magna da FEA-USP, na abertura do novo ano letivo.

Para fazer inscrições, clique aqui e visite o site do ECONOTEEN.