fbpx

Projeto RenovAção: 108 trabalhadores requalificados

25 de julho de 2011

Projeto RenovAção realizou na quinta-feira (22/07) cerimônia de formatura de mais 108 trabalhadores que concluíram cursos de requalificação profissional, para atuar em funções como operadores de colhedora, mecânicos de manutenção automotiva e eletricistas de manutenção automotiva. Lançado em 2009, o RenovAção tem como objetivo requalificar cerca de 3.500 trabalhadores por ano, funcionários e ex-funcionários do corte manual de cana, atividade que está sendo substituída com o avanço da mecanização nas lavouras.

“Os cursos tiveram resultados positivos e atingiram plenamente os objetivos previstos. O sucesso da iniciativa pode ser medido também pelo aproveitamento que os alunos apresentaram e a multiplicação que  promovem do conhecimento e da experiência adquiridos nas atividades,” observa Maria Luiza Barbosa, consultora em responsabilidade social corporativa da UNICA.

Ela lembra que o Projeto RenovAção é uma iniciativa que reforça o comprometimento da cadeia produtiva sucroenergética com os trabalhadores da indústria da cana.  É também uma forma de se antecipar às consequências sociais da obrigatoriedade de mecanização da colheita da cana-de-açúcar, em função do compromisso do setor com o Governo do Estado, assumido em 2007 no Protocolo Agroambiental. O acordo prevê o fim da colheita manual da cana até 2014 nas áreas mecanizáveis, e até 2017 em todas as áreas de plantio do estado.

Os cursos também possibilitam o reingresso no mercado de trabalho para muitos dos participantes. “A usina me deu a oportunidade de fazer o curso e aprender a dirigir a máquina. Agora ficou mais fácil correr atrás para conseguir um novo emprego,” ressalta Sueli dos Santos, umas das 11 formandas do curso de Operador de Colhedora. As aulas foram ministradas por professores do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Presidente Prudente.

A entrega dos diplomas foi realizada em solenidade no Clube Taquaruçú, em Teodoro Sampaio (SP), tendo como empresa anfitriã a ETH Bioenergia e suas unidades em Conquista do Pontal e Teodoro Sampaio, onde os alunos realizaram os cursos em março a maio deste ano. José Leandro Mesquita, gerente agrícola da ETH em Conquista do Pontal, destacou a importância da ação: “Ficamos felizes em receber os cursos na ETH. Para nós é uma satisfação poder entregar os diplomas aqui, o que demonstra que o trabalho deu resultado.”

Coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo  (Feraesp), o Projeto RenovAção tem patrocínio das empresas John Deere, CASE-IH e Syngenta, da Fundação Solidaridad – uma das mais importantes organizações internacionais para o apoio ao desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis, com sede na Holanda -, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).