fbpx

Projeto Renovação começa nesta segunda-feira na região de Bauru

18 de março de 2010

undefinedTrabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar na região de Bauru e Lençóis Paulista iniciam, nesta próxima segunda-feira (22/03), as aulas dos cursos do Projeto RenovAção, voltado para o treinamento e requalificação profissional dos cortadores de cana. As aulas serão ministradas no SENAI de Lençóis Paulista.

No Estado de São Paulo, metade da colheita de cana-de-açúcar já é mecanizada, evitando a queima da palha de cana. Por outro lado, a mecanização afeta diretamente os cortadores de cana.  Para preparar os trabalhadores para o futuro que se aproxima, sem o corte manual, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) criou o Projeto RenovAção, uma das maiores iniciativas de requalificação de trabalhadores já implantado pelo setor sucroenergético no mundo, em parceria com a Feraesp  (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo) e patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case IH com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Esta é uma das maiores iniciativas do setor para o treinamento e requalificação de trabalhadores rurais. Os alunos têm a seu dispor estrutura e apóio profissional para desempenharem um novo trabalho dentro ou fora do segmento canavieiro,” afirma Maria Luiza Barbosa, consultora em responsabilidade social corporativa da UNICA.

O Projeto beneficiará até sete mil pessoas por ano, entre trabalhadores de operações manuais da cana-de-açúcar e integrantes de suas comunidades, nas seis maiores regiões produtoras do Estado de São Paulo.

A primeira fase do programa teve início em fevereiro de 2010 na região de Presidente Prudente, com cursos de Motorista Canavieiro e Operador de Colhedora e na região de Ribeirão Preto, com os cursos de Soldador, Eletricista de Trator, Eletricista de Colhedora e Mecânico de Trator. Já a segunda fase, que acontece na região de Lençóis Paulista, oferece cursos de Mecânico de Colhedora nas dependências do Senai da região.