Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto RenovAção, dedicado à requalificação de trabalhadores do corte e plantio manuais de cana-de-açúcar, ficou entre os finalistas na categoria “Destaque Entidade” do Prêmio MasterCana Social, edição 2012. No ano anterior, o RenovAção, coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), foi finalista na categoria “Valorização da Diversidade” e conquistou o primeiro lugar na categoria “Comunidade.”
“Além de ser uma satisfação para todos os envolvidos neste projeto, que em dois anos e meio já requalificou mais de 4,5 mil trabalhadores no setor, estas duas premiações consecutivas comprovam a importância do RenovAção, que já serviu de molde para a formação de 16 mil novos profissionais em outros programas semelhantes tocados por 84 usinas sucroenergéticas na safra 2011/2012,” avalia Maria Luiza Barbosa, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da UNICA. Segundo ela, além dos números positivos, a maior conquista do RenovAção é a “ideia de que além de investir em tecnologias de última geração, as empresas ligadas à cadeia produtiva da cana precisam apostar nas pessoas para crescer de forma sustentável.”
Criado em 2009, o Projeto RenovAção conta com a parceria das empresas Iveco, Syngenta, FMC e Case IH, da Fundação Solidaridad, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os cursos, iniciados em fevereiro de 2010 com supervisão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), requalificam cortadores de cana para funções como mecânico automotivo, soldador, tratorista e operador de máquina colheitadeira. Do total de alunos formados, 78% já estão empregados e exercendo novas profissões.
Prêmio MasterCana Social
Na edição 2012 do MasterCana Social, evento que integra uma série de premiações distribuídas anualmente pela ProCana, os projetos “Clube de Xadrez,” “Pra Viver Bem” e “Jovem Aprendiz Rural” renderam à Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana) o primeiro lugar na categoria “Destaque Entidade”. Em terceiro ficou o programa “Rede Integrada de Atendimento a Incêndios,” da União dos Produtores de Bioenergia (UDOP). A ProCana é a empresa que publica o JornalCana, um dos veículos mais lidos do setor sucroenergético brasileiro.
Segundo os organizadores, os critérios que serviram de base na avaliação dos 48 projetos que concorreram à premiação, encaminhados por três entidades, onze usinas e uma empresa da cadeia sucroenergética, foram: investimento vs desempenho, objetivos e resultados atingidos, grau de inovação, abrangência/número de beneficiados e satisfação do público beneficiado.
Ao todo, a 24ª edição do MasterCana Social teve dez categorias (veja a lista completa dos ganhadores, aqui). Entre os destaques estão as premiações das usinas Nardini e Itumbiara Bioenergia (grupo BP Biocombustíveis), ambas associadas à UNICA.
Vencedor da categoria “Educação e Cultura,” o projeto Sempre Verde da Nardini estimula uma visão socioambiental entre crianças e jovens da comunidade de Vista Alegre do Alto (SP). Em comemoração ao último Dia da Árvore, no dia 21 de setembro, a iniciativa promoveu o plantio de 800 mudas na região.
Já o ganhador da categoria “Comunidade,” o programa Jornada Pela Vida, da BP Biocombustíveis, ajuda na conscientização sobre questões relativas ao transporte rodoviário, com objetivo de reduzir os impactos negativos do trânsito urbano e nas estradas. A ação inclui a entrega de cartilhas e folhetos explicativos a caminhoneiros e motoristas em geral, além de oferecer vacinas e aferição de pressão arterial.