Trabalhadores rurais que atuam no corte manual de cana iniciam, na próxima segunda-feira, (12/04), na cidade de Piracicaba, as aulas dos cursos do Projeto RenovAção, cujo objetivo é treinar e requalificar esta mão-de-obra para outras funções dentro ou do setor sucroenergético. Os cursos para formação de soldador, eletricista de colhedora e mecânico de colhedora serão ministrados em parceria com Serviço Nacional da Indústria (Senai).
O RenovAção pretende requalificar até sete mil trabalhadores por ano, tanto os que atuam em operações manuais de cana de açúcar quanto integrantes das comunidades onde estão as usinas. A iniciativa foi desenvolvida pela UNICA em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e patrocínio das empresas Syngenta, Case IH e John Deere.
“O Projeto beneficiará até sete mil pessoas por ano, entre trabalhadores de operações manuais da cana-de-açúcar e integrantes de suas comunidades, nas seis maiores regiões produtoras do Estado de São Paulo. Cursos de requalificação profissional para os cortadores já estão em andamento nas regiões de Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Bauru e Lençóis Paulista,” explica Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da UNICA. Ele acrescenta que, além de cursos voltados para atividades dentro das usinas, o projeto também oferecerá cursos para atuação em outros setores da economia, de acordo com as necessidades e oportunidades locais.
A requalificação de trabalhadores no corte de cana é uma resposta do setor sucroenergético ao avanço acelerado da mecanização da colheita em São Paulo, objetivo estabelecido no Protocolo Agroambiental assinado entre o setor e o governo paulista em 2007. O Protocolo estabelece padrões de sustentabilidade e estipula prazos para o fim da queima da palha de cana e a adoção da colheita mecanizada no Estado de São Paulo.
Até 2017, data estipulada no Protocolo para o fim da queima de palha de cana no Estado, terão sido evitadas emissões de mais de 8,5 milhões de toneladas de CO2 e as matas ciliares recuperadas deverão atingir mais de 32 mil hectares com 50 milhões de mudas plantadas.
ANOTE NA AGENDA
Início dos cursos do Projeto RenovAção em Piracicaba
Data: 12/04/2010
Local: SENAI Piracicaba – “Mario Henrique Simonsen”
Endereço: Av. Mal. Castelo Branco, 1000 – (19) 3421-7572
Porta-vozes da UNICA e do SENAI estarão disponíveis para entrevistas,
das 8h às 8h30