fbpx

Projeto RenovAção: publicação da FAO ressalta requalificação

15 de março de 2012

Projeto RenovAção está sendo apontado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) como um ‘exemplo’ entre iniciativas que combinam produção de energias renováveis com inclusão social no Brasil, na África e na Ásia. A citação está no documento intitulado “Good Socio-Economic Practices in Modern Bioenergy Production” (Boas Práticas Sócio-Econômicas na Produção de Bioenergia Moderna, em português), lançado em 06 de março deste ano, que destaca, além do Brasil, cases de sucesso em países como Índia, Senegal, Serra Leoa, Mali, Malawi e Tanzânia.

“São projetos analisados por indicadores rigorosos, criados por uma instituição cuja luta em prol da questão trabalhista e da segurança alimentar é reconhecida. Esta ‘chancela’ da FAO é um reconhecimento notável, além de reforçar a importância de programas de requalificação da mão-de-obra rural para o avanço sustentável da tecnologia no campo,” afirma Maria Luiza Barbosa, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). O relatório de 12 páginas, assinadas pelas pesquisadoras Elizabeth Beall e Andrea Rossi, foi formulado a partir de critérios desenvolvido pela FAO em 2009, chamados “Bioenergy and Food Security Criteria and Indicators (BEFSCI).”

A instituição ligada à ONU é mais uma organização internacional a reconhecer os méritos do RenovAção, cuja missão é oferecer cursos profissionalizantes a trabalhadores que atuam no corte manual da cana, função que está sendo gradativamente substituída pelo processo de mecanização. A iniciativa recebe apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e patrocínio do Grupo Case, John Deere, Syngenta, FMC e Iveco, além da Fundação Solidaridad, uma das mais importantes entidades voltadas ao desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis, com sede na Holanda.

Coordenado pela UNICA em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), o Projeto RenovAção também recebe apoio técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Desde fevereiro de 2010, quando foram lançados os cursos de profissionalização, até abril, quando começa a safra 2012/2013 de cana-de-açúcar na região Centro-Sul, serão 4.350 ex-cortadores de cana requalificados em 83 usinas de processamento de cana. O programa capacita ex-cortadores de cana de seis regiões canavieiras do Estado de São Paulo para atuarem em funções como mecânico automotivo, soldador, tratorista e operador de colhedora.