fbpx

Projeto RenovAção requalifica mais 112 trabalhadores no interior SP

15 de fevereiro de 2012

Quatro novas turmas reunindo 112 trabalhadores concluíram nos dias 8 e 9 de fevereiro cursos de requalificação profissional oferecidos pelo Projeto RenovAção nos municípios de Promissão e Pirassununga, no interior paulista. Até abril de 2012, o RenovAção deve atingir a marca de 4.350 trabalhadores requalificados.

Empregados de quatro usinas pertencentes aos grupos Abengoa e Renuka, ambos associados à UNICA, receberam seus diplomas para funções de operadores de colhedora e mecânicos e eletricistas de manutenção automotiva. O presidente da Renuka, Humberto Junqueira de Farias, fez a entrega de 80 certificados em duas unidades da empresa localizadas na cidade de Promissão, oeste de São Paulo.

“Demonstramos que é possível conciliar trabalho decente, sustentabilidade e competitividade,” observou.

A ex-cortadora de cana Silvia Regina Calixto, que se formou como eletricista automotiva, disse que o Projeto RenovAção tem grande importância em sua vida. “Fiquei feliz em receber esta oportunidade destinada às pessoas do campo,” afirmou. 

No município de Pirassununga, 32 funcionários de duas usina do grupo Abengoa finalizaram o curso de operador de colheitadeira, tecnologia usada em 63% dos canaviais de SP. O gerente para Marketing de Cana da FMC, João Gonçalves, cuja empresa é a mais recente parceira do RenovAção, marcou presença no evento de congratulação dos novos profissionais do setor.

Além da FMC, a iniciativa patrocinada pelas empresas John Deere, CASE-IH, Syngenta, FMC, IVECO e Fundação Solidaridad, tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Todos os cursos de requalificação são supervisionados por técnicos do Serviço Nacional da Indústria (Senai).
Criado em 2009 para requalificar trabalhadores do corte e plantio manuais, o RenovAção é coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pela Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp).