Um exemplo do que as parcerias entre entidades públicas e privadas podem fazer pela comunidade. Assim a assessora de responsabilidade social corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Maria Luiza Barbosa, descreve o projeto “Concertos & Consertos de Leitura”, patrocinado pelo Grupo São Martinho, iniciado nesta quarta-feira (04/08) na Câmara Municipal de Pradópolis, interior de São Paulo. A UNICA é uma das apoiadoras institucionais do trabalho.
“Esta iniciativa inova de forma lúdica e criativa o incentivo à leitura e garante um acompanhamento das ações e resultados dos alunos, beneficiando ainda mais a comunidade no entorno da usina,” afirma Barbosa.
O nome do projeto, “Consertos e Concertos de Leitura,” vem da ideia de fazer com que as aulas sejam como ensaios de uma orquestra, no qual haveria o envolvimento de um “professor-maestro” e “alunos-músicos,” além de um aprendizado coletivo envolvendo leitura, escrita, erros e consertos.
Abrangência
A iniciativa beneficiará cerca de dois mil alunos de terceiro e quarto anos do ensino fundamental da rede pública de cinco cidades da região, onde se encontram as usinas do grupo São Martinho (Pradópolis, Barrinha, Dumont, Guariba e Novo Horizonte). No segundo semestre deste ano, os estudantes receberão 10 mil livros e, por meio de quatro oficinas, professores de português das escolas participantes serão capacitados a estimular seus alunos nas atividades.
As oficinas serão coordenadas pela pedagoga Carla Maria Cremonesi e ocorrerão em Pradópolis, na escola municipal de educação básica, Luiz Ometto, nos dias 07/08, 11/09, 02/10 e 20/11 de 2010.
Segundo o diretor administrativo do Grupo São Martinho, Roberto Pupulin, a educação é um dos principais focos da empresa no relacionamento com a comunidade. “Achamos importante proporcionar aos alunos nesta faixa etária uma oportunidade de aprimorar o aprendizado da língua portuguesa, justamente nessa fase, em que o interesse pela leitura e escrita se consolida”, explicou.