fbpx

Promoção da UNICA em Miami reforça que americanos querem combustíve

4 de outubro de 2010

Motoristas americanos formaram uma grande fila em um posto de abastecimento em Miami, no estado da Flórida, para pagar apenas US$0,85 por galão (3,78 litros) de combustível na hora de abastecer seus carros com E85 (85% de etanol e 15% de gasolina) ou gasolina. A promoção, realizada pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA) na quinta-feira (30/09), antecedeu a última corrida da temporada da Fórmula Indy em 2010, disputada no sábado (02/10) no autódromo Homestead, perto de Miami. Durante os 85 minutos da promoção, mais de 200 veículos consumiram 5.300 litros, o equivalente a 1.400 galões. Os primeiros participantes começaram a chegar duas horas antes do início do evento.

Placa da promoção “Os motoristas americanos querem preços mais baixos nas bombas de abastecimento. A principal questão para eles está nas barreiras comerciais criadas pelo Congresso americano contra o etanol importado, um imposto camuflado que na prática aumenta o preço dos combustíveis, já que a maior parte da gasolina vendida nos EUA contém até 10% de etanol. Sem essas barreiras, o americano médio poderia economizar na hora de abastecer,” afirmou a assessora de Relações Governamentais e Institucionais da UNICA na América do Norte, Leticia Phillips.

Três dos principais pilotos da Firestone IndyLights, categoria de acesso a Fórmula Indy, ajudaram os participantes a abastecer e explicaram sobre os benefícios do etanol de cana-de-açúcar, que vão muito além do fator econômico. James Hinchcliffe, Martin Plowman e Sebastian Saavedra falaram a vários motoristas sobre o melhor desempenho e potência que seus carros de corrida alcançam quando usam 100% de etanol de cana.

Carro da Fórmula Indy exposto durante o evento Além da presença dos pilotos e do desconto de US$0,85, os consumidores americanos receberam cartões de compra de combustível, provaram o café brasileiro e conheceram de perto um carro da Fórmula Indy. As 100 primeiras pessoas da fila também ganharam dois ingressos para a etapa final da Fórmula Indy 2010, a Cafes do Brasil Indy 300.

A UNICA tornou-se a fornecedora oficial de combustíveis para a Fórmula Indy em 2009, ao mesmo tempo em que a Apex-Brasil, agência brasileira de promoção de exportações e investimentos, tornou-se uma das principais patrocinadoras da Indy. A Apex-Brasil usa a Indy como canal para divulgar produtos e serviços brasileiros para exportação. Durante a temporada de 2010, a UNICA promoveu ações em várias corridas nos Estados Unidos em parceria com a Apex-Brasil, para conscientizar consumidores americanos sobre as vantagens do uso do etanol de cana-de-açúcar e os obstáculos criados pelo governo americano que tiram a competitividade do produto brasileiro nos EUA.