Pela primeira vez em oito edições já realizadas do evento, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) estará presente no Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira(Simtec), que acontece no Engenho Central de Piracicaba de 13 a 16 de julho.
O estande da entidade, com 72 metros quadrados, será dedicado a algumas das principais iniciativas lideradas pela UNICA, como o Projeto Renovção, ou iniciativas que tem participação da UNICA, como é o caso do Projeto AGORA. O simpósio terá ainda a participação do presidente da entidade, Marcos Jank, que vai palestrar durante um dos seminários técnicos que acontecem simultaneamente.
Congresso e Palestras
Durante o Simtec, serão realizados seminários técnicos de alto nível, com a participação de pesquisadores, acadêmicos e profissionais de reconhecida experiência no setor sucroenergético. O presidente da UNICA, Marcos Jank, participará do Congresso de Mobilidade, programado para o dia 14 (quarta-feira), às 8h no Auditório Laranja.
O painel terá também as presenças de Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto Iveco; Mairum Médici, do ITA, gerente de desenvolvimento da “turbina a álcool”; Anderson Citron, diretor da divisão Powertrain Continental; João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia de Produto da FPT Mercosul; João Alvarez, gerente Executivo de Planejamento e Desenvolvimento de Powertrain na Volkswagen; Luciano Almeida, secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Pedro Misutani, presidente do Grupo Cosan. O debate contará com representantes do Governo e da área acadêmica, produtores de combustíveis, Sistemistas, e da Society of Automotive Engineers (SAE) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No mesmo dia, o presidente da UNICA fará uma palestra sobre Sustentabilidade, no Auditório Verde, às 18h. “A qualidade crescente do Simtec, tanto nas novidades tecnológicas apresentadas quanto no importante forum de debates que é o simpósio, explica esta primeira participação da UNICA no evento,” destaca Marcos Jank.
AGORA e RenovAção
O Projeto AGORA foi criado em 2009 e tem como objetivo unir forças de empresas e entidades ligadas à cadeia produtiva da cana-de-açúcar, em torno de um esforço unificado de marketing e comunicação em prol das agroenergias renováveis, principalmente as geradas a partir da cana. Atualmente o Projeto AGORA conta com as participações dos sindicatos estaduais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba e Pernambuco, do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético (Ceise Br) e das empresas Itaú, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive.
Em junho, o Projeto AGORA concedeu o Prêmio TOP Etanol a jornalistas, acadêmicos e personalidades do setor, em uma solenidade que contou com as presenças dos candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. A próxima atividade é a ação educacional Municípios Canavieiros, que será deflagrada logo após as férias de julho em escolas municipais e estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul, em mais de cem municípios onde a cana é importante para a economia local.
Já o Projeto RenovAção foi criado para requalificar cortadores de cana, que podem perder suas funções com o fim da queima da palha de cana e o consequente avanço da colheita mecanizada em São Paulo. Trata-se de um dos maiores programas de requalificação profissional já implantado pelo setor sucroenergético no mundo. Em quatro meses de atividades, 520 cortadores já participaram de cursos para atuar em novas funções nas usinas, ou para receber treinamento para outras atividades.
Os cursos são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e já foram realizados nas regiões de Piracicaba, Assis, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Bauru, Lençóis Paulista, Araçatuba e Birigui. O Projeto RenovAção tem como objetivo requalificar até sete mil trabalhadores por ano. A iniciativa foi desenvolvida pela UNICA em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e patrocínio das empresas Syngenta, Case e John Deere.