4 de março de 2010

undefinedO Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira, 4 de março, a Portaria no. 79 prorrogando o prazo para cadastramento e habilitação dos empreendimentos interessados em participar do Leilão de Reserva 2010. A nova data para cadastramento e habilitação na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) é 15 de abril de 2010, até meio-dia, para interessados em participar do leilão.

No dia 5 de fevereiro passado, havia sido publicada no Diário Oficial a Portaria do MME no. 55, que estabelecia o prazo de cadastramento e habilitação até a próxima segunda-feira, 8 de março. Pouco superior a um mês e num período de início da safra 2010/2011, o prazo foi considerado exíguo por parte dos empreendedores do setor sucroenergético.

Para Zilmar de Souza, assessor em bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o processo de cadastramento e habilitação envolve um grande conjunto de dados, informações e documentos, o que explica a necessidade de um prazo suficiente para cadastrar os empreendimentos. “É importante buscar formas de aprimorar e simplificar os procedimentos de cadastramento, além de prazos adequados para os empreendedores poderem habilitar seus projetos, o que potencialmente amplia a oferta nos leilões e é muito bom para o mercado regulado que adquire essa energia,” avalia Souza.

O Leilão de Reserva 2010 será realizado ainda no primeiro semestre de 2010, podendo participar, além de empreendimentos de geração a partir de biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e fonte eólica. O início de suprimento da energia elétrica contratada nesse leilão se dará a partir 1º de setembro de 2013.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

ANP consulta sociedade sobre venda direta de etanol

ANP consulta sociedade sobre venda direta de etanol

A Diretoria da ANP aprovou em reunião na quinta-feira (2/8) uma Tomada Pública de Contribuições (TPC) para coletar dados e informações sobre a necessidade de eventual adequação das regras da Agência sobre a venda direta de etanol pelas usinas aos postos revendedores de combustíveis. A consulta ocorrerá de 06/08 a 06/09/2018.

ler mais
ANP consulta sociedade sobre venda direta de etanol

Presidente da UNICA entrega Capacete de Ouro a pilotos da Indy

Fornecedora oficial do etanol de cana-de-açúcar utilizado em todas as corridas da temporada 2009 da Fórmula Indy, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) foi convidada para fazer a entrega do Prêmio Capacete de Ouro, organizado pela Revista Racing, na categoria “Top”, que premia os pilotos da categoria. O evento de premiação aconteceu n

ler mais