fbpx

Protocolo Agroambiental é apresentado para dirigentes do setor

0
6 de setembro de 2007

A Unica, em parceria com o CTC e as secretarias do Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento, apresentou hoje as diretivas técnicas e como aderir ao Protocolo Agroambiental para cerca de 100 representantes do setor. Segundo o diretor-técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, o protocolo teve boa aceitação dos participantes. O consultor jurídico da Unica, Francesco Giannetti informa que a relação de documentos necessária para a adesão já está disponível no site da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (www.ambiente.sp.gov.br/cana/default.asp). “Os interessados podem apresentar uma documentação parcial e, com isso, obter o Certificado de Conformidade Agroambiental. Depois, eles terão 180 dias para entregar a documentação completa e conseguir o certificado definitivo”, explica Giannetti.

No evento estiveram presentes repórteres das Agências Estado e Reuters, e também uma equipe da EPTV, rede afiliada a TV Globo.

Protocolo Agroambiental – O protocolo deve reduzir a preocupação dos ambientalistas com a expansão da cana para produção de biocombustíveis; oferecer um tratamento diferenciado na produção de cana e etanol; demarcar áreas a proteger e recuperar e constituir corredores de biodiversidade; proteger nascentes de água e combater a erosão; incentivar mecanização do corte de cana e erradicar a queima pré-colheita; reduzir consumo de água e poluição atmosférica pelas usinas; e zelar pelas boas práticas trabalhistas e sociais.