O setor sucroalcooleiro do Brasil está estreando suas primeiras campanhas publicitárias no exterior, com foco nos mercados europeu e americano. Na Europa, as mensagens da UNICA abordam principalmente a sustentabilidade do etanol de cana-de-açúcar produzido no Brasil. Já nos Estados Unidos o alvo da associação é a tarifa de US$ 0,54 por galão, imposta pelo governo do País ao etanol brasileiro.
A campanha européia começou em junho e se concentra no jornal semanal European Voice, pertencente ao mesmo grupo da revista The Economist e com grande penetração nos meios políticos de Bruxelas, sede administrativa da União Européia.
Dois anúncios de página inteira foram produzidos. O primeiro prioriza a redução das emissões de gases de efeito estufa com a utilização do etanol de cana. O outro informa que, com apenas 1% das terras aráveis brasileiras, foi possível substituir com etanol 50% da gasolina demandada pelo Brasil.
Nos Estados Unidos, a campanha se concentra no dia 4 de julho, feriado da independência americana, um dos mais movimentados nas estradas do país. O objetivo é mostrar que o etanol de cana produzido no Brasil poderia contribuir para baixar o preço da gasolina nos Estados Unidos, caso o país eliminasse a barreira tarifária contra o biocombustível brasileiro.
A campanha americana da UNICA será veiculada em três jornais, 55 emissoras de rádio e sites de internet nos estados da Califórnia e da Flórida, e também na capital, Washington. As peças publicitárias incluem um site (www.sugarcaneethanolfacts.com), com argumentos sobre o etanol brasileiro para o público em geral.
Com downloads das peças criadas para mídia impressa e para rádio, e um vídeo com opiniões de consumidores americanos sobre a escalada do preço da gasolina e a possibilidade de atenuar a situação com a importação do etanol brasileiro sem a atual tarifa, o site também convoca o consumidor americano a escrever para deputados e senadores pedindo o fim da tarifa.
Para o publicitário José Eustachio, diretor da Talent, a agência de publicidade que tem a conta da UNICA no Brasil, a decisão da entidade ao realizar ações de comunicação no exterior demonstra a maturidade com que a entidade vem tratando o tema. “Ilustra a forma transparente com que a UNICA se comunica com todos os seus públicos, na medida em que aborda as informações de forma pública, elucidando questões de maneira objetiva e didática. É uma postura de respeito, que se manifesta também em suas ações de comunicação de massa”, conclui Eustachio.
A campanha européia da UNICA continua no European Voice e no site da publicação até dezembro, período em que a União Européia deve decidir sobre a chamada Diretiva Européia, que inclui o acréscimo de 10% de energia renovável aos combustíveis fósseis utilizados no continente até 2020. Nos Estados Unidos, a campanha terá seu ponto mais intenso durante o feriado e o fim de semana após o dia 4 de julho, mantendo-se depois na internet e mídia impressa.
Veja e ouça as peças publicitárias
Os anúncios da UNICA publicados no European Voice podem ser vistos pelos links abaixo:
Clique aqui e veja o anúncio 1
Clique aqui e veja o anúncio 2
Os anúncios produzidos para jornais e rádio nos EUA estão disponíveis no site: