A Rede Globo de Televisão fará a cobertura da próxima edição do Rally Dakar 2010, que terá a participação do experiente piloto brasileiro Klever Kolberg na Categoria Etanol. Ele pilotará uma Mitsubishi Pajero Sport Flex com apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) nesta que é considerada a maior competição off road do mundo.
“Para nós, pilotos, a cobertura será ainda mais importante já que a iniciativa de competir com um modelo utilizando etanol como combustível, além de inovadora, está ligada à sustentabilidade”, avalia Kolberg, em cuja carreira está a disputa do Rally Dakar em 1998, quando o evento era conhecido como Rally Paris-Dakar. Em 2010, a exemplo do que já ocorreu em 2009, o Rally Dakar será disputado na Argentina e no Chile, com a largada marcada para o primeiro dia do ano em Buenos Aires.
Além da TV Globo, as emissoras Fox Sports e o Canal 7 (Argentina) também farão a cobertura do Dakar para a América do Sul. Na América do Norte, a Versus já garantiu cobertura para os EUA, e na Europa um programa de 45 minutos será exibido diariamente no canal Eurosport.
Para Kolberg, a cobertura global da prova, que usará um combustível limpo e renovável pela primeira vez em seus 31 anos de história, “será a motivação de um número cada vez maior de pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente”. Segundo ele, o interesse da Rede Globo pelo evento, que terá cobertura por cerca de 500 veículos de mídia de todo o mundo, será estratégico para a promoção do etanol.
Parceria inovadora
O lançamento oficial da parceria entre UNICA e Kolberg, que já venceu o Dakar competindo com motocicleta, aconteceu em setembro de 2009, em Sertãozinho (SP), durante a maior feira do mundo voltada para o setor sucroenergético, a XVII Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (Fenasucro). Na ocasião, o piloto participou de uma entrevista coletiva no stand da UNICA, seguido de sessão de autógrafos no stand do Projeto AGORA, iniciativa voltada para a integração da cadeia produtiva do etanol e da bioeletricade em um esforço integrado de comunicação e marketing.
Além de conquistar uma categoria exclusiva no Dakar 2010, o etanol já se consagrou como combustível em outras competições automobilísticas ao redor do mundo. Nos EUA, por exemplo, abastece os carros que disputam a Fórmula Indy. Além de encher o tanque de modelos monopostos da Indy (semelhantes aos usados na F1), o etanol também participa, a partir de 2010, dos carros de turismo que competem na Copa Nextel Stock Car.