fbpx

Rally dos Sertões 2011: categoria Pró Etanol mais competitiva

5 de agosto de 2011

Klever Kolberg faz os últimos testes para o Rally dos SertõesA poucos dias do início da principal competição off-road realizada no Brasil, o Rally dos Sertões marcado para o dia 09/08, o piloto Klever Kolberg, apontado como um dos favoritos ao título na categoria Pró Etanol, avalia que a prova deste ano será mais competitiva. “Na edição de 2010, quatro pilotos disputaram o Rally na categoria, que utiliza exclusivamente o etanol como combustível, e neste ano serão 12. Isso mostra que pilotos de outras modalidades estão descobrindo as vantagens de usar etanol,” destaca Kolberg.

O piloto, que conta com o apoio institucional da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), foi o primeiro a utilizar o combustível produzido a partir da cana-de-açúcar em competições como o Rally Dakar  de 2010, o maior e mais tradicional rally do mundo. Kolberg explica que a relação custo-benefício também contribuiu para o crescimento da categoria dedicada ao etanol.

“Um carro básico da categoria Pró Etanol custa por volta de R$ 160 mil. Já os que se encaixam na categoria T1 FIA (veículos de cross country usados em competições de alto nível)  custam por volta de R$ 2,5 milhões,” compara. “As diferenças de cifras podem ser revertidas para outras melhorias, sem que isso comprometa a qualidade e a eficiência do veículo,” diz o piloto.

Kolberg foi um dos principais incentivadores da criação da categoria para carros movidos a etanol em competições off-road como o Rally dos Sertões. “Você polui muito menos, tem um carro de ótimo desempenho e ainda economiza no carro. Há razões de sobra para se investir na categoria,” conclui.