Em vez de flex, um motor totalmente dedicado a etanol e com ajustes para melhor desempenho. É o que promete Klever Kolberg, piloto brasileiro de off-road da equipe Valtra Dakar Eco Team, para o Rally dos Sertões de 2011 . Kolberg, que tem apoio institucional da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), é pioneiro no uso de etanol em competições deste gênero, caso da edição 2010 do maior rally do mundo, o Rally Dakar .
“O uso do etanol tornou o carro mais rápido e a confiança da equipe cresceu bastante ao vencermos outros competidores que usavam gasolina ou diesel em outras competições. Estamos com boas perspectivas em relação à prova deste ano,” afirma Kolberg. O piloto é bicampeão do Rally dos Sertões na categoria “Carros.”
Para chegar ao carro ideal para o evento deste ano, várias adaptações foram feitas. “A potência do motor foi reajustado de 3.5 para 3.8 cavalos. O carro perdeu peso, a potência foi aumentada e os amortecedores foram regulados. O veículo, além de ficar mais rápido, tornou-se mais confortável e fácil de guiar,” destaca o piloto, que mais uma vez terá a companhia do navegador Flávio Marinho de França.
“Em outras competições, principalmente as que são realizadas fora do Brasil, o uso do motor flex tem um papel fundamental em função da logística. Na falta do etanol, usa-se a gasolina, mas este não é o caso do Rally dos Sertões,” explica o piloto.
A eficiência energética também foi levada em consideração na hora de trocar o motor flex por um dedicado. “A potência de um motor dedicado é muito maior. O uso do etanol proporciona um ganho de ao menos 10% em relação a outros combustíveis. É uma opção sustentável, que não deixa de ser competitiva,” destaca.
Na edição de 2010 do Rally dos Sertões, Kolberg ficou em primeiro lugar na categoria Pro-Etanol e em segundo na classificação geral. Este ano, a corrida acontece entre 9 e 19 de agosto, partindo de Goiânia (GO) em direção a Fortaleza (CE). Serão dez dias percorrendo regiões do Centro-Oeste e Nordeste brasileiro.