fbpx

Redução do IPVA em carros flex do RJ deve ser exemplo a estados BR

7 de janeiro de 2010

undefinedA redução do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os proprietários de carros tipo flex, no Rio de Janeiro, é uma iniciativa que deveria ser seguida pelos governos de outros estados, avalia a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

“Trata-se de uma forma de incentivo de grande mérito nesse momento em que os países do mundo inteiro discutem formas de reduzir emissões dos gases de efeito estufa para combater o aquecimento global. A iniciativa vai ao encontro também das atuais discussões sobre o futuro da nossa matriz energética e os mecanismos para fomentar o uso dos combustíveis renováveis em detrimento dos de origem fóssil”, afirma o diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa.

Na quarta-feira (06/01) foi publicado no Diário Oficial do RJ a decisão do governador Sérgio Cabral, que reduz o percentual da alíquota do IPVA para 3% nos carros flex. Antes o valor cobrado era de 4%.

São Paulo

Em São Paulo, capital, proprietários de veículos movidos a gás ou a etanol também pagam uma alíquota menor, de 3%. Para os carros flex e os movidos à gasolina a alíquota é de 4%.

Motos pagam 2% sobre o valor venal e os veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do imposto.