O futuro da agricultura será importante pela sua capacidade de reduzir a pobreza, aumentar o crescimento econômico e por garantir a sustentabilidade sócio-ambiental. Estas foram as principais conclusões dos palestrantes que participaram do diálogo sobre o futuro da agricultura no mundo, organizado pela Cátedra Organização Mundial do Comércio (OMC) – Integração Regional, da Universidade de Barcelona, The International Center for Trade and Sustainable Development (ICTSD) e o International Food and Agricultural Trade Policy Council (IPC), na última semana de maio, em Barcelona.
A assessora internacional da UNICA, Géraldine Kutas, foi uma das palestrantes no evento realizado para pouco mais de 100 convidados. “A diversificação da produção agrícola para além dos alimentos é fundamental para atingir os objetivos sociais e ambientais que a maior parte dos participantes do diálogo mencionou em suas apresentações”, disse Géraldine. “E esta diversificação permite incorporar novas tecnologias e promover produtos de maior valor agregado, aumentando, assim, a renda das pessoas envolvidas no setor agrícola”.
O evento contou com a presença ilustre do ministro de Agricultura da Eslovênia, que ocupa a presidência da União Européia até final de junho. O objetivo principal foi o de explorar as causas e as perspectivas para a sustentabilidade da agricultura no momento em que a agricultura passa por mudanças rápidas e profundas em diversas áreas, como tecnologia, mercados e condições ambientais e sociais.
Com a palestra intitulada “Sustentabilidade da produção de alimento humano, rações e energia: a experiência brasileira”, Géraldine participou da sessão sobre as mudanças na estrutura da produção e demanda agrícola mundial, na qual apresentou a experiência brasileira de sucesso em produzir alimentos, rações e energia de modo sustentável. “Insisti que no Brasil não há competição por terra para a produção de alimentos e energia, já que a produção de cana para etanol ocupa apenas 1% da terra arável do País”, destacou.
A UNICA participou do evento dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.