A Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul aprovou projeto de lei que regulamenta a comercialização de créditos de carbono, prevista pelo Protocolo de Kyoto, informou a Agência Canal Energia. O projeto estabelece políticas e normas para a participação na bolsa de commodities ambientais. Para entrar em vigor, a proposta depende de sanção do governador Zeca do PT.
O governo do Estado vem desenvolvendo projetos referentes a eucalipto, borracha, biodiesel e cana-de-açúcar para venda dos créditos.
O deputado Paulo Corrêa (PL), autor do projeto, disse que o produtor rural precisa investir em mecanismos que lhe garantam recursos extras. “Um hectare de plantação de eucalipto retira, durante sete anos, 100 toneladas de carbono da atmosfera, ou seja, além de receber pela madeira vendida, o produtor pode receber também 500 euros por hectare pelo carbono que retirou do meio ambiente”, explicou Corrêa. A tonelada de carbono está cotada a 5 euros.