fbpx

Relatório de Sustentabilidade 2010 terá participação mais ativa

30 de março de 2010

undefinedA próxima edição do Relatório de Sustentabilidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), relativo ao desempenho ao longo da safra 2009/2010, terá maior abrangência e participação de mais usinas associadas em relação ao anterior, o primeiro trabalho deste tipo feito pela entidade. Foi este o sentimento de mais de 100 representantes das 119 usinas associadas à entidade, que compareceram na reunião de discussão do relatório na terça-feira (23/03), em Ribeirão Preto (SP).

“Nosso primeiro relatório mostrou apenas os projetos socioambientais das empresas associadas. Agora, utilizamos quase 100 indicadores socioambientais, já que as usinas estão mais conscientes da necessidade de transparência de informações,  de relatar suas iniciativas de sustentabilidade,” afirmou a assessora de responsabilidade social corporativa da UNICA, Maria Luiza Barbosa.

Para Daniel Lobo, assessor de responsabilidade ambiental corporativa da UNICA e responsável pela coordenação dos indicadores ambientais do relatório, a participação das usinas em maior número e intensidade é resultado da consolidação do Global Reporting Initiative (GRI) no setor. “Muitas usinas agora produzem seus próprios relatórios observando os parâmetros do GRI. Elas participam e querem criar uma comunicação parecida com o que a UNICA está disseminando para o mercado, para evitar informações desencontradas.” O GRI é uma instituição global independente, que desenvolve diretrizes mundialmente aceitas para relatos de sustentabilidade.

A reunião em Ribeirão Preto foi promovida para reforçar o comprometimento entre as usinas que vão participar da elaboração do relatório GRI 2010 da UNICA. Também foram apresentados e validados alguns dos indicadores que serão incluídos no novo relatório e esclarecidas dúvidas sobre o preenchimento dos formulários para envio de informações para a composição da publicação.

A UNICA foi a primeira associação ligada ao agronegócio no mundo e primeira entidade associativa brasileira a realizar, em 2008, um Relatório de Sustentabilidade atendendo aos parâmetros do GRI. O próximo encontro será realizado no dia 21 de maio, onde serão validados os indicadores finais gerados a partir das informações fornecidas pelas usinas sobre temas sociais e ambientais.