Após participar dos esforços iniciais da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) para estabelecer sua presença internacional e liderar a estratégia européia da entidade por três anos, Emmanuel Desplechin deixa seu posto como representante-chefe da UNICA para a União Européia nesta sexta-feira (11/02), para assumir o cargo de Gerente Sênior para assuntos da União Européia na empresa de biotecnologia dinamarquesa, Novozymes. Ele permanecerá em Bruxelas em sua nova função.
“Emmanuel foi um dos ativos mais importantes da UNICA na Europa nestes últimos três anos. Nós sabemos que nossos caminhos irão frequentemente se cruzar já que a UNICA e a Novozymes continuarão seus esforços em busca dos mesmos objetivos e políticas públicas de interesse comum,” disse o presidente da UNICA, Marcos Jank.
“Foi um privilégio ter tido a oportunidade de ser a voz da UNICA na Europa em um período tão importante. Nós vimos a indústria da cana crescer e se consolidar, ao mesmo tempo em que as políticas da UE se transformaram para se beneficiar das inovações de ponta e atender à crescente demanda por combustíveis limpos. Eu tenho certeza que o sucesso da UNICA continuará não somente na Europa como em termos globais. Estou animado para assumir meu novo posto na Novozymes e espero continuar a parceria com a UNICA e seus associados,” disse Desplechin.
Além de auxiliar na inauguração das atividades internacionais da UNICA com a abertura do escritório da Europa em abril de 2008, Desplechin esteve envolvido com alguns dos mais importantes temas da EU nesse período, da adoção da diretiva de energia renovável (RED em inglês) em 2009 até a elaboração do “Padrão de Produção da UE do Bonsucro.” O padrão Bonsucro foi submetido no final de dezembro à Comissão Européia para reconhecimento como um esquema de certificação que integra os requisitos de sustentabilidade contidos na legislação da UE.
Acima de tudo, Desplechin é reconhecido pela UNICA por seu importante papel no engajamento construtivo de importantes parceiros da entidade e demais partes interessadas na Europa, contribuindo decisivamente para a imagem positiva que a indústria brasileira de cana-de-açúcar possui na área de energia renovável no continente.
Com a saída de Desplechin, as atividades da UNICA em Bruxelas continuarão sendo supervisionadas pela Assessora Sênior do Presidente da UNICA para assuntos internacionais, Geraldine Kutas, que temporariamente também assume a partir desta sexta-feira (11/02) o cargo de Representante-Chefe da UNICA na UE.