Nos próximos dois anos, Rubens Ometto Silveira Mello, conselheiro da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e presidente dos Conselhos da Cosan, Raízen e Comgás, juntamente com Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e ex-presidente do Conselho Deliberativo da UNICA e atual coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estarão entre os mais de 90 membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República.
Em Decreto da Casa Civil publicado na quinta-feira (17/11) no Diário Oficial da União (DOU), os dois executivos figuram entre os nomes dos maiores empresários e representantes da sociedade civil, que terão a missão de discutir e sugerir estratégias para a agenda governamental brasileira.
Para a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, a indicação de Ometto e de Rodrigues, que pela segunda vez consecutiva ocupam uma cadeira no CDES, é uma excelente notícia para a cadeia sucroenergética. “O setor canavieiro tem enfrentado muitas dificuldades nos últimos anos, não somente de ordem econômica, mas também de interlocução com o Governo Federal. Estamos confiantes de que a liderança empresarial de Ometto e a capacidade de articulação política do Rodrigues serão decisivas em favor do nosso segmento durante os encontros com o presidente Temer”, afirma.
Rubens Ometto e Roberto RodriguesCDES
No passado, os debates do CDES sobre a bioenergia ajudaram a estabelecer um tratamento amplo sobre o tema, incluindo o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar e relações de trabalho. O esforço do Conselho resultou no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, assinado por empresários, trabalhadores e Governo em junho de 2009.
O CDES, originalmente criado em 2003, estabelece uma espécie de assessoramento ao presidente da República na formulação de políticas e diretrizes específicas. Na prática, propõe maior diálogo entre o Governo e a sociedade para que, de forma compartilhada, sejam definidos os rumos do País. Para conferir a lista completa dos integrantes do CDES, clique aqui.