fbpx

Resultados da missão brasileira

0
4 de junho de 2005

A missão brasileira que foi ao Japão, no fim de maio, trouxe na bagagem resultados em relação ao álcool combustível: o fechamento de acordos de venda e estudo e a criação de uma comissão governamental para introduzir o etanol na matriz energética japonesa.

 

A Copersucar assinou um compromisso de venda de 15 milhões de litros para a companhia Kotobuky Nomryo, empresa de distribuição japonesa – acordo considerado como o primeiro passo para a abertura do mercado japonês. A Companhia Vale do Rio Doce, a Petrobras e a Mitsui assinaram memorando de entendimento para desenvolver estudos de logística que permitam a exportação de álcool ao Japão e outros mercados.

 

Quanto à comissão conjunta, sua criação foi sugerida pelo primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente da UNICA, Eduardo Pereira de Carvalho, e o consultor Alfred Szwarc participaram da missão e estiveram presentes em várias reuniões que tratavam do tema, sempre salientando a capacidade brasileira de abastecer o Japão.

 

No dia 27/05, foi realizada, pela UNICA e Coimex, a Exposição Multimídia “Brasil e Japão unidos por uma vida melhor no Planeta”, em Tóquio, que apresentou as fases da cultura da cana no Brasil e o uso do álcool como combustível limpo, que contou com a visita da comissão presidencial do Brasil. Clique aqui para assistir o vídeo