Como parte do Projeto de Inserção da Bioeletricidade na Matriz Energética, a UNICA e a Cogen promoveram a segunda rodada de visitas técnicas em 07/07 e 08/07 a Usina Santa Elisa, TGM (fábrica de turbinas a vapor) e Sermatec (fábrica de caldeiras).
Estiveram presentes os representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) Agnes Maria de Aragão da Costa e Augusto César C. de Souza Machado; da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Ricardo Gorini e Sérgio Cunha; do Banco Nacional de Desenvolvimento |Econômico e Social (BNDES) Caio Márcio Pinhão, Eduardo C. Bandeira de Mello, Francisco Eduardo S. Rizzo, Márcio Macedo Costa, Priscila Branquinho das Dores, Renata Valeska do Nascimento Neto, Ricardo Cunha da Costa e Rodrigo Matos Huet de Bacellar, além de representantes das fábricas visitadas, da UNICA – Onorio Kitayama – e da Cogen – Carlos Roberto Silvestrin. As empresas interessadas no setor de bioeletricidade e a imprensa também enviaram observadores.
De acordo com análises posteriores ao evento, a estrutura da cadeia sucroalcooleira para produção de eletricidade por meio da biomassa foi o destaque das visitas. Também causou surpresa positiva o equilíbrio entre o trabalho das usinas e o desenvolvimento de tecnologias por parte das fábricas de equipamentos. O BNDES realizará, em agosto, um encontro para manter e ampliar a discussão sobre o projeto de bioeletricidade no Brasil.