16 de dezembro de 2011

undefinedSe ainda havia dúvidas sobre a importância da indústria da cana-de-açúcar como motor econômico e social nos municípios onde está presente, esse impacto acaba de ser comprovado em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento divulgado na quarta-feira (14/12) exemplifica o impacto positivo através de três municípios de São Paulo, que tiveram seu desempenho no ranking de participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2009 impulsionado pela produção de açúcar e etanol.

De acordo com o levantamento do IBGE, as cidades de Monções, Brejo Alegre e Borá viram sua renda aumentar na medida em que cresceu a presença da indústria da cana e de sua cadeia produtiva. Resultado que referenda o que especialistas do setor já afirmam há muito tempo, na avaliação da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA).

“A atividade da lavoura de cana leva à desconcentração de renda e ao aumento do PIB do município. Na prática estamos falando de maior distribuição de recursos em uma atividade econômica onde, em média, 40% do faturamento proporcionam valor agregado direto para o município,” explica o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

Rodrigues vai além ao apontar as transformações locais dos municípios cujas principais atividades são movidas pela cana: “As pessoas compram mais, vão aos supermercados e o setor bancário desperta nestes locais, isto é, a cidade passa a ser atrativa do ponto de vista econômico e social.”

Na cidade de Monções, noroeste do estado de SP, a Usina Virgolino de Oliveira, do grupo empresarial do mesmo nome, é diretamente responsável pelas mudanças locais. Pelos dados do IBGE, de 2008 para 2009 o município saltou de uma classificação de 4,5 mil, para 1,81 mil no ranking da pesquisa.

Em Borá, no oeste do estado, a Usina Ibéria, do Grupo Toledo, também impulsionou a economia no período pesquisado, levando a cidade da posição 5,03 mil na lista de classificação, para 3,67 mil. Já em Brejo Alegre, oeste de SP, a Usina Revati do Grupo Shree Renuka Sugars, ajudou nas mudanças locais e proporcionou uma melhora na classificação de 4,33 mil, para 2,37 mil no ranking do IBGE.

Na safra 2011/2012 as usinas Virgolino de Oliveira, Ibéria e Revati moeram respectivamente 1,6 milhão, 1,3 milhão e 1,9 milhão de toneladas. As unidades Monções e Revati, são associadas da UNICA.

Publicações Recentes

Veja Também

Universidade inicia teste com picolé de melaço

Universidade inicia teste com picolé de melaço

Uma equipe de pesquisadores do curso de Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) criou uma fórmula de sorvete que leva o melaço de cana em sua composição básica. A idéia do projeto é dar novos usos ao subproduto da cana. Segundo os...

ler mais
Universidade inicia teste com picolé de melaço

Secex divulga resultado da segunda semana de setembro

As exportações brasileiras de açúcar registraram movimentação média diária de US$ 33,479 milhões FOB, de acordo com levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 

ler mais