Fazendas da Usina São Francisco, produtora de cana orgânica do Noroeste do Estado, foram selecionadas para um estudo de caso que comprovou o aumento da biodiversidade faunística. O monitoramento da biodiversidade em áreas agrícolas foi feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite.
O projeto foi realizado em parceria com a Native Alimentos e biólogos e ecólogos da USP e da Universidade Mackenzie. De acordo com o pesquisador José Roberto Miranda, as áreas agrícolas representam um papel importante na manutenção da biodiversidade e a fauna selvagem deve ser encarada como parte integrante do processo produtivo.
A dinâmica espacial e temporal do uso das terras na área estudada foi toda documentada com base em imagens de satélite, geoprocessamento e trabalhos de campo, permitindo quantificar e cartografar os ganhos de biodiversidade. Só para se ter uma idéia da riqueza, o número de espécies de aves registrado nas propriedades estudadas representa cerca de 30% das espécies de aves encontradas no Estado de São Paulo.
“Mesmo localmente, os resultados são significativos. No município vizinho à área estudada, Ribeirão Preto, a comunidade de aves identificadas soma 123 espécies, ou seja 64% da avifauna presente nas áreas da Usina São Francisco”, destaca Miranda.