Em 13/12, foi assinado convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o CTC – Centro de Tecnologia Canavieira e a Fundag – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola para renovar por mais cinco anos o uso da área de hibridação do CTC instalada em Camamu/BA para os trabalhos de melhoramento genético.
Esta cooperação nasceu em 1975 quando foram feitos os primeiros ensaios em forma de colaboração voluntária entre a Secretaria e a Copersucar, que foram formalizados na década de 1990. Com a reestruturação e composição do CTC, houve uma reavaliação entre as instituições para que este trabalho técnico fosse realizado na forma de convênio.
Agora, o plano de trabalho visa a obtenção de 200 mil plântulas por ano, originadas de 140 cruzamentos obtidos em Camamu/BA. Estas plântulas (embrião da germinação até as primeiras folhas) vão ser reproduzidas em áreas do Estado de São Paulo. Segundo o diretor do Centro de Cana IAC, Marcos Landell, todas as variedades obtidas levarão o nome IAC-CTC e serão disponibilizadas ao produtor de cana de São Paulo.