fbpx

Alemanha elogia sustentabilidade de usinas no Brasil

10 de agosto de 2009

As usinas sucroenergéticas brasileiras são exemplo de compatibilização produtiva e sustentabilidade. A percepção é do Secretário de Estado da Alemanha para Assuntos Trabalhistas e Sociais, Klaus Brandner. Na quinta-feira (06/08) ele visitou a usina São Manoel, acompanhado de uma delegação de assessores e do cônsul da Alemanha em São Paulo, Thomas Schmitt.

“O sucesso em um ambiente de mercado globalizado e preocupações sociais e ecológicas não são incompatíveis, mas ao contrário levam a melhores condições. A usina São Manoel é a prova de que ações que promovam sustentabilidade social e ecológica contribuem a longo prazo para prosperidade econômica também na produção de açúcar e etanol”, afirmou Klaus Brandner.

Recentemente, a São Manoel, associada à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), foi apontada como empresa modelo no Manual de Incorporação dos Critérios Essenciais de Responsabilidade Social Empresarial. O lançamento do trabalho – organizado pelo Instituto Ethos, pelo FUMIN – Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa Tear – ocorreu em julho, no auditório do Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo.

Na visita à usina o grupo pôde observar a colheita mecanizada e manual, além da nova área de estufa, onde são plantadas mudas de árvores e espécies nativas da região para o reflorestamento de áreas da própria planta e cercanias. Após o almoço, que teve a presença do presidente da São Manoel e conselheiro da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Carlos Dinucci, o Secretário visitou o setor industrial de moagem e produção. Em seguida, acompanhou a queima do bagaço para a produção de bioeletricidade.

Klaus Brandner mostrou-se particularmente impressionado com a escala de produção e as condições sociais e trabalhistas da usina São Manoel. A assessora de Relações Institucionais da UNICA, Carolina Costa, explicou ao Secretário o trabalho da entidade para promover o “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar”, documento firmado no final de junho entre representantes do governo federal, trabalhadores rurais e empresários do setor sucroenergético nacional.