fbpx

Segurança e saúde do trabalho são temas de mais um workshop

17 de agosto de 2018

Periodicamente, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP) e o Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (SIAESP) realizam importantes encontros com suas empresas associadas para debaterem temas trabalhistas relacionados ao setor sucroenergético.

Nesta sexta-feira (17/08), um novo seminário, realizado no Centro Empresarial Conceição, em Campinas (SP), reuniu 85 representantes de 92 usinas do Centro-Sul do País para discutir a segurança e saúde do trabalho na agroindústria da cana-de-açúcar. Com uma programação abrangente, o workshop teve a participação de palestrantes de grandes grupos empresariais do segmento e especialistas da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, da Confederação Nacional da Indústria e das consultorias Talento Incluir e Revital Prevenção & Saúde.

A consultora para Assuntos Trabalhistas da UNICA, Elimara Aparecida Assad Sallum, abriu o evento falando sobre o papel da entidade e de suas companhias afiliadas na melhoria das ações de segurança e saúde no trabalho. “É fantástico o aperfeiçoamento constante das iniciativas das associadas por meio de processos de gestão modernos, que  contribuem para a o bom ambiente de trabalho e a efetiva diminuição de acidentes sempre pautados na meta ‘zero acidentes’ pelas empresas”, afirma.

Na sequência, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Paulo Rogério de Araújo, apresentou estatística de acidentes e fiscalizações do Ministério do Trabalho no ano de 2017, destacando as principais autuações na agricultura e no setor sucroenergético.

Entre outros dados expostos, o tema foi complementado pela palestra do responsável pelas áreas de Medicina no Trabalho, Higiene e Segurança da Raízen, Marco Antonio Malerba, que ressaltou as medidas tomadas para o sucesso na prevenção de acidentes no campo e na indústria.
O panorama do mercado de trabalho para os profissionais com deficiência motora/ intelectual, bem como questões de segurança necessárias para a inclusão dessas pessoas na indústria da cana, foram abordados pela consultora da empresa Talento Incluir, Carolina Ignarra.
A segurança de processos no setor sucroenergético foi o tema abordado pelo gerente de Segurança, Fabiano Souto e pelos engenheiros de Segurança de Processos, Adilson Bezerra e Rafael Cecconi, do grupo Tereos. Ambios puderam explanar sobre os conceitos, a importância, os desafios e as oportunidades da gestão desse tema no segmento canavieiro. A importância da gestão dos estudos técnicos de ergonomia visando a melhoria da saúde física e mental dos trabalhadores no campo e na indústria tiveram pontos relevantes apresentados pela sócia da empresa Revital Prevenção & Saúde, Raquel Alleoni.
Encerrando o workshop, o técnico de Políticas Sociais na Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, Orion Sávio Santos de Oliveira, e o especialista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Ernesto Kieckbusch, representantes de governo e empregadores no Grupo de Trabalho Confederativo do e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), respectivamente, focaram na aplicação do Sistema com foco em segurança e saúde no trabalho.