fbpx

Seminário discute especificações

0
30 de junho de 2005

Em 30/06, o presidente e o diretor técnico da UNICA participaram do painel “Álcool Anidro x Hidratado”, em seminário do IBP, realizado no hotel Sofitel, em São Paulo. Eduardo Pereira de Carvalho expôs a visão dos produtores quanto à definição do álcool anidro como único álcool carburante no Brasil, que seria utilizado tanto na mistura com a gasolina quanto diretamente nos carros.


De acordo com o presidente, a mudança de padrões de álcool não pode ser conjuntural. Na sua visão, as fraudes fiscais e adulterações devem ser combatidas dentro das esferas competentes e não se pode abrir mão da tradição de utilização de álcool anidro e hidratado no Brasil.


Embora reconhecendo a necessidade de aprofundamento da discussão em virtude da expansão da utilização do álcool no mundo, Carvalho ressaltou que, atualmente, as desvantagens para a definição de um álcool único (anidro) são grandes e compreendem custos elevados de produção, investimentos altos em destilarias de álcool anidro e o desconhecimento da performance desse combustível nos carros a álcool puro e flexíveis. “Além disso, essa medida prejudicaria o consumidor, com o encarecimento do produto.”