14 de fevereiro de 2025

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e a Bioenergia Brasil, principais entidades representativas do setor no Brasil, lamentam que o etanol tenha sido incluído no Memorando de Tarifas Recíprocas, anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. O documento determina a realização de estudos para o “Plano Justo e Recíproco”, que prevê a alteração das atuais relações comerciais dos Estados Unidos.

A medida pretende colocar no mesmo patamar o etanol produzido no Brasil e nos Estados Unidos, embora possuam atributos ambientais e potencial de descarbonização diferentes, e portanto não faz sentido falar em reciprocidade. Se a medida se confirmar, será mais um passo dos Estados Unidos rumo ao abandono à rota de combate à mudança do clima.

Esperamos que os estados americanos e a indústria local, comprometidos com o combate à mudança do clima, trabalhem para impedir esse retrocesso proposto pelo governo.

Publicações Recentes

Veja Também

Colheita de cana no Centro-Sul atinge recorde na primeira quinzena de agosto

Cana: energia e alimentos para os desafios da humanidade

A Syngenta, empresa global com sede na Suíça e especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócio, divulgou um excelente vídeo que destaca o papel da cana-de-açúcar para um desenvolvimento sustentável e para suprir as necessidades da população em 2050.

ler mais
Colheita de cana no Centro-Sul atinge recorde na primeira quinzena de agosto

Brasil será estratégico para suprir demanda mundial por etanol 1G

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), nos próximos 33 anos o etanol terá um papel importante no processo de “descarbonização” da matriz energética de diversos países, e o biocombustível brasileiro, de cana, é praticamente o único combustível renovável de primeira geração (1G) capaz de fazer uma contribuição

ler mais