fbpx

Setor prestigia posse de novo secretário da Agricultura em SP

16 de abril de 2018

Na tarde de segunda-feira (16/04), empresários do setor sucroenergético e representantes da União da Indústria de cana-de-Açúcar (UNICA) estiveram na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP) para acompanhar o evento que celebrou a transmissão de cargo ao novo titular da pasta, Francisco Sérgio Ferreira Jardim. Ex-superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo, o executivo substituirá o deputado estadual licenciado, Arnaldo Jardim.

Nomeado pelo governador Márcio França na sexta-feira (13/04), Francisco Sérgio possui vasta experiência no agronegócio, especialmente no maior estado produtor de cana-de-açúcar do mundo. Com 38 anos de serviços prestado no Mapa, já foi secretário de Defesa Agropecuária, chefe do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SP (CRMV-SP).

A expectativa da presidente da UNICA, Elizabeth Farina, é de que o novo titular da Agricultura mantenha o diálogo profícuo contsruído ao longo dos últimos anos, principalmente no momento em que a secretaria tem grande importância no que se refere à implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Estado, uma vez que a declaração das áreas consolidadas, conforme estabelece o novo Código Florestal, foi atribuída a esta pasta.

“Neste sentido, temos muito interesse na continuidade da parceria entre entidades do segmento sucroenergético e a secretaria de Agricultura, que sob a competente liderança de Arnaldo Jardim possibilitou conquistas importantes para o desenvolvimento da indústria canavieira paulista. Muito tem sido feito, por exemplo, em relação à promoção de práticas agrícolas sustentáveis e na defesa da biodiversidade em áreas de mata ciliar e de proteção permanente”, afirma a executiva da UNICA, citando o Programa Etanol Mais Verde.

Protocolo

No âmbito do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, o projeto Etanol Mais Verde trouxe importantes avanços para a eliminação da queima da palha da cana como método de pré-colheita e para a proteção e restauração de mais de 259 mil hectares de matas ciliares e 8.230 nascentes em todo o Estado.

Vigente há mais de dez anos, o Etanol Verde entrou recentemente em uma nova fase. Chamado agora de Etanol Mais Verde, o objetivo é reforçar o comprometimento com boas práticas de produção e preservação ambiental. (Saiba Mais). As diretrizes desta segunda etapa estabelecem metas objetivas para o início do processo de restauração de matas ciliares e APPs hídricas no Estado de SP. As usinas terão que cumprir a determinação até 2022, já os fornecedores têm o prazo final estendido até 2025.

Discursos

Salão Nobre da SAA lotado para posse do novo secretárioEm seu discurso, o ex-secretário Arnaldo Jardim cumprimentou os representantes de entidades presentes, entre elas a UNICA, e citou nominalmente os principais gestores das áreas técnicas pelo trabalho conduzido ao longo da gestão. “Agradeço por ter feito parte da equipe do governador Geraldo Alckmin e ao Márcio França, que se sensibilizou pelas questões da pasta e pelo compromisso do setor ao longo do tempo em que estive à frente da Secretaria”, afirmou.

Na sequência, Francisco Jardim reforçou que já trabalhou na Secretaria da Agricultura há muitos anos e se sentiu muito orgulhoso por integrar a equipe novamente. Elogiou Arnaldo Jardim por seu entusiasmo e motivação: “Meu principal desafio é continuar atendendo o pequeno e médio produtor e levar conhecimento técnico para gerar maior produtividade com sustentabilidade e renda. Meu compromisso também é seguir com a mesma determinação”, disse.