fbpx

Setor realiza workshop de saúde ocupacional

24 de julho de 2017

Cerca de 80 profissionais das áreas de saúde ocupacional, recursos humanos e jurídica de 102 empresas do setor sucroenergetico participaram, na sexta-feira (21/07), de um importante evento coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP) e o Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (SIAESP).

No workshop “A importância da Gestão da Saúde Ocupacional no Setor Sucroenergético”, realizado no Centro Empresarial Conceição, em Campinas (SP), especialistas da UNICA e das companhias associadas realizaram quatro sessões de apresentações e debates. A primeira delas, conduzida pela consultora para Assuntos Sindicais e Trabalhistas da UNICA, Elimara Aparecida Assad Sallum, abordou o papel da entidade e das empresas para o aperfeiçoamento das ações de saúde ocupacional.

“A evolução das relações Capital/Trabalho exige, cada vez mais, proatividade na atuação institucional e constante coordenação de eventos como este, mapeamento de informações do setor e atuação em grupos nacionais para debates e posicionamentos. As empresas, por sua vez, contribuem não só atuando em conjunto com as entidades no Comitê de Saúde Ocupacional e nos grupos nacionais relativos ao tema, como também disponibilizando importantes dados e apresentando suas melhores práticas, entre outras ações visando proteger a saúde dos trabalhadores”, explica Elimara.

Veja, abaixo, os demais temas discutidos nos painéis do workshop:

                                                        Painel 2 – Gestão de Saúde ocupacional
Principais CID’s do setor – Paulo Rogério de Araújo (UNICA)
• Gestão de absenteísmo – Dr. José Henrique Setta (Odebrecht)
• Impactos dos exames médicos ocupacionais nos dias atuais – Dr. Mário Sérgio Ricci (São Martinho) e Dr. Francisco Romeu Pereira (Zilor)
• Limbo previdenciário – Roberta Destefani Fonari (Biosev)
• Gestão de saúde ocupacional na prevenção de acidentes e sinistralidades – Fabiano Lima Souto (Tereos)

                                               Painel 3 – prevenção quanto ao uso de álcool e drogas
Os desafios e benefícios e o Código de Ética Médico – Dr. Rubens Miranda (Raízen)

       Painel 4 – Importância da gestão de saúde ocupacional para a defesa das empresas na justiça do trabalho
Dr. Bruno de Cristo Bueno Galvão (Biosev)
• Dra. Juliana Nogueira Ronquim (São Martinho)
• Dr. Rodolfo Otto Kokol ( Tereos)
• Dr. Pedro Felipe Monteiro de Vasconcelos (Raízen)