Uma das principais áreas de cultivo de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto e região acaba de ganhar mais uma ajuda no combate às queimadas nas lavouras. Com o lema “Incêndio é diferente de queima controlada”, a campanha de conscientização lançada na quarta-feira (15/7), é mais uma importante ferramenta para prevenir e evitar que o fogo se alastre pelos canaviais e seu entorno.
Por um custo de R$ 120 mil, a ação coordenada pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP), com apoio de empresários do setor sucroenergético e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), inclui mensagens em ônibus e caminhões-pipa de usinas, dois anúncios de televisão, dois spots radiofônicos, anúncios em jornais, outdoors nas cidades e placas em lavouras.
A iniciativa prevê ainda a distribuição 20 mil cartilhas aos estudantes de 93 escolas da região e o apoio, através de palestras e ajuda para formar brigadas municipais de combate aos incêndios, às unidades produtoras canavieiras participantes.
“É a união do setor para alertar a população sobre os prejuízos, mostrar a diferença do incêndio e da queima controlada e para ampliar os canais de comunicação”, disse Marcos Matos, diretor-executivo da ABAG/RP.
A campanha, que segue até o mês de outubro, quando a estiagem no Estado diminui, é uma extensão do trabalho de controle aos focos de queima, tanto os acidentais e de origem natural por combustão espontânea, quanto os induzidos, já promovidos pela indústria da cana.
“Os incêndios prejudicam a todos, por isso é importante realizar um trabalho conjunto entre representantes do setor sucroenergético e comunidade. A junção de forças é fundamental para combatermos o problema, ” avalia o diretor Técnico da UNICA, Antonio Padua Rodrigues.