O setor sucroalcooleiro foi apresentado como um estudo caso na área de sustentabilidade sócio-ambiental em mesa-redonda promovida na Faculdade de Economia e Administração, da Universidade de São Paulo (FEA – USP), que contou com a participação de especialistas internacionais do programa holandês TransForum, mantido por empresas e pelo governo da Holanda.
“O exemplo do setor sucroalcooleiro foi utilizado para demonstrar como iniciativas como o Protocolo Agroambiental são importantes para melhorar e agilizar medidas voltadas para o meio ambiente, além de melhorar a comunicação das práticas positivas que o setor vem praticando”, afirmou Eduardo Leão de Sousa, diretor-executivo da UNICA, que foi um dos palestrantes do evento.
A mesa-redonda “Revelando o Potencial da Agricultura Rumo à Sustentabilidade” foi promovida pelo PENSA – Centro de Conhecimento em Agronegócios – e o CEDEO – Centro de Estudos em Economia, Direito e Organizações da Universidade de São Paulo – e organizado por Décio Zylbersztajn, professor titular da FEA e membro do International Advisory Board (IAB) do TransForum.
Foram apresentados exemplos na área, entre eles a indústria de bioenergia sustentável no Brasil e o programa do alimento sustentável, além de iniciativas internacionais, como a agricultura metropolitana e o projeto da Universidade de Michigan sobre sustentabilidade.
“Como uma das principais conclusões do evento, ficou claro que a definição de critérios para garantir a sustentabilidade sócio-ambiental das cadeias agroindústrias requer um processo que envolve necessariamente o estabelecimento de um fórum com a participação dos principais atores da cadeia que vise a um adequado equilíbrio entre as dimensões econômica, ambiental e social”, constatou Leão.
A mesa-redonda contou ainda com exposições de Meire Ferreira, do Instituto Ares, e Roberto Waack, do Board of Forest Stewardship Council. E os exemplos internacionais foram apresentados pelo programa holandês TransForum, programa que busca fornecer uma perspectiva sustentável para o agronegócio holandês.
Os projetos fomentados pelo TransForum mobilizam os conhecimentos e competências necessárias no processo de inovação cujo foco é a sustentabilidade sócio-ambiental. O programa atua por meio de co-financiamento de projetos e sua estrutura organizacional envolve conselhos consultivos e diretores executivos nas áreas de projeto e ciência.