fbpx

Siaesp e Sifaesp realizam encontro sobre reforma trabalhista

6 de março de 2018

O 25º Encontro Estadual de Relações Trabalhistas e Sindicais na Agroindústria Sucroenergética, promovido pelo Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (Siaesp) e pelo Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (Sifaesp), aconteceu nesta segunda-feira (05/03), em Campinas (SP), e reuniu mais de 100 profissionais de 140 empresas do setor sucroenegético.
Auditório do Centro Empresarial Conceição (Campinas-SP) lotadoO diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Antonio de Padua Rodrigues, participou da abertura do evento e fez questão de destacar a importância das ações desenvolvidas pelos sindicatos patronais e os benefícios para as empresas associadas. Não apenas no âmbito das relações Capital /Trabalho, mas também todas as iniciativas sindicais que contribuem diretamente com as associadas. “É fundamental que as empresas se filiem aos sindicatos, só assim conseguiremos fortalecer nossas ações”, concluiu Padua.
(esq. p/ dir.) Hélio Zylberstajn, Antonio de Padua Rodrigues, Elimara Sallum e Sylvia Lorena na mesa de abertura do eventoAinda no período da manhã, o professor do departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Hélio Zylberstajn, falou sobre os primeiros impactos da Reforma Trabalhista nas relações individuais e coletivas de trabalho.
Hélio ZylberstajnNa sequência, o desembargador do TRT 15ª Região – Campinas, Roberto Nóbrega de Almeida Filho, abordou em sua palestra os aspectos relevantes da Reforma Trabalhista e os impactos na Negociação Coletiva de Trabalho.
Desembargador Roberto Nóbrega de Almeida Filho e Elimara SallumO evento contou também com a participação por vídeo dos Presidentes da FETIASP e FEQUIMFAR, com mensagem de modernização, valorização, segurança jurídica, organização das relações capital/trabalho,  adequação dos pontos divergentes e convergentes.

A consultora Trabalhista, Elimara Sallum, falou do andamento das negociações coletivas de trabalho data base 1º de maio e ressaltou a importância da mudança de modelo no processo negocial a partir deste ano.
Elimara SallumA palestra de encerramento foi da Gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena Teixeira de Sousa, que abordou os Principais impactos da Reforma Trabalhista na Indústria, avanços, riscos e desafios.
Sylvia Lorena Teixeira de SousaO encerramento do evento ficou a cargo de Elimara Sallum, que parabenizou a todos os palestrantes e as empresas representadas pelos profissionais ali presentes e sua contribuição no processo evolutivo das relações Capital/Trabalho no setor.

“É muito gratificante poder contar com o setor unido neste momento de modernização das relações trabalhistas no Brasil”, finalizou a consultora.

Confira mais fotos do evento, aqui.