Com o objetivo de dar continuidade aos debates sobre a Reforma Trabalhista na agroindústria canavieira , o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP) e o Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (SIAESP) realizaram, na terça-feira (03/10), o 23º Encontro Estadual de Relações Trabalhistas da Agroindústria Sucroenergética.
Com palestras da Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Antônia Regina Tancini Pestana, e do secretário Geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), Edson Dias Bicalho, o evento organizado no Centro Empresarial Conceição, em Campinas (SP) reuniu 114 profissionais ligados à área sindical de 130 empresas do setor.
Primeiro a se apresentar, o secretário Geral da Fequimfar, que abordou a Reforma sob o ponto de vista dos trabalhadores, afirmou: “Considero o evento de fundamental importância para o diálogo entre sindicatos e representantes patronais. Neste momento de transição para a nova legislação, temos uma oportunidade ímpar de regular nossa relação sem interferências a fim de que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos”.
Na sequência a consultora para assuntos trabalhistas, Elimara Aparecida Assad Sallum, deu a sua visão com uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) do impacto da Reforma no setor.
Em complemento à exposição, o representante da Consultoria Assad Sallum Advogados Associados, Caio Assad Sallum, detalhou as horas in itinere com base na decisão do Superior Tribunal Federal (STF).
Encerrando o evento, a Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região/ Campinas expressou “satisfação por observar que o setor sucroenergético, um importante gerador de empregos , está preocupado e empenhado em debater a Reforma Trabalhista em todos os seus termos”.