Projeto Corta Fogo intensificará ações contra incêncios crimonosos e acidentais no interior paulista (Crédito: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP)As mais novas ações para prevenção, monitoramento e redução de focos de incêndio no Estado de São Paulo, a Operação Corta Fogo e o Plano de Auxílio Mútuo, foram apresentados pela Secretaria do Meio-Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) a representantes de mais de 100 usinas de processamento de cana-de-açúcar no final de agosto (26/08). A apresentação aconteceu em Piracicaba durante reunião do Comitê do Meio Ambiente, grupo coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
“O governo tem ações definidas para diminuir os incêndios florestais no Estado e, nesse contexto, considera muito importante o envolvimento do setor produtivo, especialmente do segmento canavieiro, que já sofreu inúmeros prejuízos por conta de queimadas provocadas de forma acidental ou criminosa,” afirma Ricardo Viegas, responsável pelo Projeto Etanol Verde da SMA. Há quase quatro anos a iniciativa, coordenada em conjunto com a Secretaria da Agricultura de São Paulo, vem promovendo a ampliação de diversas práticas sustentáveis no setor sucroenergético, com destaque para o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, assinado em 2007.
Entre outros pontos, o Protocolo promove a antecipação dos prazos legais para o fim da queima da palha da cana para 2014 em áreas planas e 2017 nas com inclinação superior a 12 graus.
O encontro, realizado na sede do CTC, também contou com representantes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental paulista (CETESB), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Corta Fogo e Plano de Auxílio Mútuo
A Operação Corta Fogo e o Plano de Auxílio Mútuo lançados pela SMA tem o objetivo de dar maior efetividade ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, instituído em 22 de dezembro de 2010. As duas iniciativas preveem medidas de integração das ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais, que serão coordenadas pela SMA em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, administrações municipais e a Casa Militar do Estado.
O Plano de Auxílio Mútuo trabalha na formação de parcerias entre os setores público e privado para a criação de mecanismos de combate ao uso de fogo indiscriminado. No caso específico do setor sucroenergético, permite a formalização e estruturação de uma prática já comum nos municípios canavieiros: a disponibilização da ampla rede de brigadas particulares das usinas para contenção de incêndios florestais, principalmente durante os períodos mais secos do ano. As medidas incluem monitoramento a partir de torres de observação, comunicação permanente por rádio e treinamento constante de pessoal especializado em combater incêndios.
De acordo com a Polícia Ambiental, descuidos e até mesmo ações criminosas causaram incêndios em mais de 12,5 mil hectares (ha) no Estado de São Paulo em 2010.