fbpx

Sob nova direção, CEISE Br quer intensificar união por setor

30 de outubro de 2012

O novo presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), o empresário Antônio Eduardo Tonielo Filho, promete trabalhar firme para unir ainda mais as diferentes entidades da cadeia sucroenergética com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal para que promova políticas públicas que estimulem a recuperação da competitividade do setor. O executivo, mais conhecido como Tonho, foi apresentado na quarta-feira (24/04), em cerimônia realizada na sede do CEISE Br, em Sertãozinho (SP), e assumirá o cargo oficialmente, junto com uma nova Diretoria e Conselho Fiscal, a partir de 1º de janeiro de 2013.

“Vivemos um problema que pode ser superado desde que haja união de todos os elos da cadeia produtiva da cana. Se somarmos esforços podemos lutar por soluções que passam necessariamente pela esfera política,” afirmou Tonho, escolhido para ocupar a presidência do CEISE Br até 2015 por aclamação do Conselho. Ele substitui o atual presidente, Adézio José Marques.

Na opinião do presidente interino e diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, o novo executivo “representa uma voz importante no setor, e certamente somará esforços na reivindicação de políticas públicas defendidas pela UNICA há anos, como a revisão da carga tributária que incide sobre o etanol e a unificação, em todo o País, da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada pelos estados sobre o etanol.”

Nos últimos anos, a ausência de políticas públicas que restabeleçam e consolidem a competitividade do etanol hidratado frente à gasolina, além das perdas de produtividade verificadas nos canaviais em decorrência de problemas climáticos e estruturais, têm prejudicado fortemente as empresas da cadeia produtiva sucroenergética. Com o fechamento de algumas usinas e a redução de investimentos na aquisição de novos equipamentos, a indústria de base do setor, representada pelo CEISE Br, vêm amargando uma ociosidade de aproximadamente 40%.

Bandeira do etanol

Durante entrevista coletiva em Sertãozinho, Tonho Tonielo, filho do empresário e conselheiro da UNICA, Antônio Eduardo Tonielo, afirmou que além de intensificar as relações com entidades ligadas a usinas, como a UNICA, fornecedores de cana, como a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana) e trabalhadores, como a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), pretende aproximar o CEISE Br de um importante canal de comunicação com o Palácio do Planalto: a Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).

O novo presidente acredita que o trabalho vitorioso da instituição nas negociações com Brasília que levaram à extinção da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), em 2007, e a recente redução do preço da energia elétrica no País, podem servir como inspiração para a defesa de uma nova bandeira: a do etanol. Segundo o executivo, conversas com o atual presidente da Fiesp, Paulo Skaf, já ocorreram neste sentido. Tonho Tonielo também ocupa o cargo de segundo diretor-adjunto do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), criado em 1928 como a primeira associação a congregar as indústrias paulistas.

Perfil

Agora indicado para a presidência do CEISE Br, Antônio Eduardo Tonielo Filho, engenheiro agrônomo pós-graduado em Administração de Empresas, já exerce o cargo de vice-presidente da entidade, além da diretoria do Ciesp. É tamb[em diretor das usinas Virálcool, de Pitangueiras, e Santa Inês, de Sertãozinho, associadas à UNICA. Sua trajetória profissional inclui a vice- presidência da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sertãozinho (AEAAS) e do Partido Popular Socialista (PPS).

Nova estrutura do CEISE Br a partir de 01 de janeiro de 2013:DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE – ANTONIO EDUARDO TONIELO FILHO – Irmãos Toniello Ltda.
PRIMEIRA VICE-PRESIDENTE – MARIA CONCEIÇÃO FERREIRA TURINI – Fertron
SEGUNDO VICE-PRESIDENTE – ADÉZIO JOSÉ MARQUES – Camaq
SEGUNDO VICE-PRESIDENTE – DEVANIR BORTOLOT – Bortolot
SEGUNDO VICE-PRESIDENTE – JOÃO LUIZ SVERZUT – Caldema
SEGUNDO VICE-PRESIDENTE – OSVALDO MAZER – Fundição Água Vermelha
SEGUNDO VICE-PRESIDENTE – VAGNER STEFANONI – Planusi
PRIMEIRO DIRETOR FINANCEIRO – APARECIDO LUIZ – Sudeste Peças
SEGUNDO DIRETOR FINANCEIRO – OSVALDO GOMES – Sergomel
PRIMEIRO DIRETOR SECRETÁRIO – GILSON JOSÉ RODRIGUES – TKS Indústria.
SEGUNDO DIRETOR SECRETÁRIO – RAFAEL AZEVEDO GOMIDES – RG Sertal

CONSELHO FISCAL
CONSELHEIRO FISCAL TITULAR – ANDRÉ RICARDO VALOCHI – Vemag
CONSELHEIRO FISCAL TITULAR – JOSÉ RUBENS FERNANDES LOPES – TTE
CONSELHEIRO FISCAL TITULAR – WALDEMAR ANTONIO MANFRIN JÚNIOR – TGM
CONSELHEIRO FISCAL SUPLENTE – ALEXANDRE BENELLI FILHO – Promoen
CONSELHEIRO FISCAL SUPLENTE – JOÃO CELSO BONONI – Bononi
CONSELHEIRO FISCAL SUPLENTE –LUIS CARLOS MENDES DOS SANTOS JÚNIOR – Equilíbrio