O interesse pelo etanol e o ciclo produtivo da cana-de-açúcar atraiu milhares de pessoas ao stand do Projeto AGORA durante os três dias da Experiment Motors 2010, em Goiânia. O evento, que ocorreu de 13 e 15 de agosto no autódromo Ayrton Senna, é considerado a maior exposição automotiva do Centro-Oeste brasileiro, com destaque para área de exposição, comercialização e test drive de motocicletas e carros, além da exposição e comercialização de acessórios.
“O stand do AGORA ficou estrategicamente ao lado das grandes concessionárias de carros e recebeu a visitação de muita gente. Duas recepcionistas atenderam o público distribuindo material de divulgação do Projeto e apresentando a Usina Virtual, enquanto se degustava garapa de cana e mini rapaduras,” afirma a assessora Mirian Tomé, do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás (Sifaeg).
André Rocha, presidente executivo do Sifaeg, acrescenta que o Experiment Motors é interessante por ser focado em um público que gosta de carro e de velocidade. “Uma oportunidade para falar um pouco sobre a tecnologia flex e a importância do etanol não só para a economia, mas sobretudo para o meio ambiente e a saúde pública,” afirma.
Público Selecionado
Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), avalia que é “ importante que no escopo do Projeto AGORA se possa conferir os bastidores do trabalho em uma usina, compreender o processo produtivo e a cadeia da cana-de-açúcar. A Usina Virtual é uma das ferramentas de que dispomos, cedidos pela UNICA, com esta finalidade”.
Miriam Tomé explica que neste ano mais de 20 concessionárias marcaram presença na Experiment Motors, entre as marcas nacionais e importadas, e apresentaram os lançamentos da indústria automobilística. “Quem gosta de velocidade curtiu ainda as super máquinas Porsche 911 Turbo Cabriolet, Maserati Gran Turismo e Ferrari. Os clubes de veículos antigos de Goiânia (Opala Gyn, Volks Clube, Puma, V-8 e Clube dos Veículos Antigos de Goiás) mostraram 20 modelos que marcaram as décadas de 30, 50, 60 e 70, apresentando o contraste com as novas tecnologias”, concluiu.
Lançado oficialmente em junho de 2009 durante o Ethanol Summit em São Paulo, o Projeto AGORA conta com as empresas Itaú, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, além das entidades representativas dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade de oito estados, Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); Siamig (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais); Sifaeg; Sindalcool/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); Sindalcool /PB (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); Sindaçúcar (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); Ceise BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro) e a UNICA.