A principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car, se despediu da gasolina como combustível da competição neste domingo (06/12/2009), ao realizar a última corrida da temporada 2009 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A partir de 2010, a Stock Car retoma uma tradição de 19 anos interrompida em 2000, e passa a utilizar exclusivamente o etanol.
A exemplo do que já ocorreu com a gasolina utilizada em 2009, o etanol em 2010 virá da fornecedora oficial de combustíveis da Stock Car, a Cosan, maior empresa do setor sucroenergético brasileiro e mundial e detentora da marca Esso no Brasil. O projeto de conversão da categoria para o etanol tem tecnologia fornecida pela Bosch do Brasil, e apoio da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA).
Acompanhando a última corrida da temporada 2009 do camarote especial da Esso, o presidente executivo da Cosan, Marcos Lutz, citou a retomada da tradição da própria Stock Car e a clara tendência mundial de utilização do etanol nas competições automobilísticas como bons motivos para a mudança: “A Stock Car não só volta a utilizar o combustível que hoje é o mais usado no Brasil em termos de volume, como acompanha o que se vê pelo mundo. É o caso da Formula Indy, que já usa exclusivamente o etanol desde 2007 e vai abrir sua temporada 2010 com uma corrida no Brasil, e mais recentemente o Ralli Dakar, o maior ralli do mundo, que em 2010 terá pela primeira vez uma categoria movida a etanol, que será inaugurada pelo brasileiro Klever Kolberg,” disse Lutz.
A UNICA foi a fornecedora oficial de combustíveis para a Fórmula Indy em 2009 e negocia a renovação do compromisso para 2010. A entidade também apoia a equipe de Klever Kolberg que vai competir no Ralli Dakar, que é patrocinada pela Cosan e a fabricante de implementos agrícolas Valtra. “A Indy, a Stock Car, o Dakar e outras categorias que caminham para utilizar o etanol são essenciais para disseminar as diversas vantagens da produção e uso do etanol em vez da gasolina, além de lembrar o consumidor brasileiro que estamos em plena transição para o uso da palavra etanol nos postos de combustíveis, ” lembrou o diretor de comunicação corporativa da UNICA, Adhemar Altieri.
A Cosan, através da rede de postos Esso no Brasil, saiu na frente no processo de conversão para a palavra etanol.
O primeiro a adotar a nova nomenclatura no país foi um posto Esso em Ribeirão Preto, e desde então a empresa vem convertendo seus postos em todo o Brasil em ritmo acelerado, com apoio de uma ampla campanha publicitária protagonizada pelo ator Marcio Garcia.