Munidas de folhetos e com acesso aos boxes e arquibancadas onde circulam pilotos e torcedores, uma equipe de promotoras do Projeto AGORA deu um toque especial à 7° etapa da Copa Caixa Stock Car 2010 realizada no início do mês (05/09), no Autódromo de Interlagos (SP). As “etanólias,” como são carinhosamente chamadas pelo público, divulgaram as vantagens ambientais da produção e consumo do etanol a partir da cana-de-açúcar.
A iniciativa, já realizada em sete corridas da atual temporada da Stock Car, Brasil, é do Projeto AGORA, uma das maiores iniciativas de comunicação e marketing integrado da cadeia produtiva do setor sucroenergético. Participam do Projeto as empresas Itaú, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, além das entidades representativas dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade de oito estados brasileiros Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); Siamig (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais); Sifaeg; Sindalcool/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); Sindalcool /PB (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); Sindaçúcar (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); Ceise BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro) e a UNICA.
Segundo o gerente de Marketing da UNICA, Leandro Pampin, o material distribuído nas corridas resume de forma didática os benefícios ambientais do biocombustível brasileiro. “O folheto, que tem sido usado desde a primeira corrida da temporada, explica por que usar etanol em vez de gasolina é uma atitude inteligente ao mostrar, por exemplo, a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a melhora do desempenho dos motores que o etanol proporciona,” explica.
Para ampliar a conscientização do público sobre os benefícios do etanol, também lembramos o público que em fevereiro deste ano recebemos a designação de ‘biocombustível avançado’ pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a EPA. “É importante mostrar que o etanol brasileiro de cana-de-açúcar é reconhecido por entidades de peso global, como a agência ambiental americana,” ressalta.
Velocidade e sustentabilidade
Principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car Brasil voltou a utilizar o etanol como combustível este ano, após 10 anos competindo com gasolina. Até 2000, a Stock Car já havia utilizado o etanol por 19 anos. Fora do Brasil, a principal categoria do automobilismo internacional que usa o etanol como combustível é a Fórmula Indy, que adotou o etanol em 2007 e passou a competir com o etanol brasileiro de cana-de-açúcar a partir de 2009, quando a UNICA passou a ser a fornecedora oficial do combustível da Indy para toda a temporada.
O etanol também vem ocupando cada vez mais espaço nas competições de rally. Na edição deste ano do Rally Dakar, considerado a maior competição off road do mundo, o piloto brasileiro Klever Kolberg inaugurou uma categoria exclusiva para carros motivos a etanol, tornando-se o primeiro piloto a participar do renomado rally com o combustível renovável brasileiro. Mais recentemente, o Rally Internacional dos Sertões, maior prova do gênero disputada no Brasil, também estreou uma categoria que utiliza exclusivamente o etanol. Na 18a edição do Rally dos Sertões, veículos movidos a etanol ocuparam o 1º, 2º e 4º lugares na categoria “Carros”.