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Stock Car: UNICA patrocinará competição que será movida á etanol

20 de outubro de 2009

A partir de 2010 a Copa Nextel Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, vai usar um combustível renovável ao invés do fóssil, substituindo a gasolina pelo etanol, e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) será umas das patrocinadoras deste projeto de conversão. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (20/10/09), em coletiva realizada no Hilton Hotel de São Paulo, reunindo todos os participantes envolvidos na iniciativa. Juntamente com a UNICA, participaram representantes da Vicar, que organiza a Stock Car; da Cosan, que é a fornecedora do combustível da Stock Car; e da Bosch, cuja tecnologia será utilizada nos novos motores no ano que vem.

“É um passo que faz total sentido, não só pela redução de emissões causadoras do efeito estufa que o etanol proporciona, como pelo exemplo que o etanol na Stock Car vai representar para a sociedade como um todo, sem falar na melhora no desempenho, algo já comprovado em veículos comuns e outras categorias do automobilismo mundial, como a Indy nos Estados Unidos,” comentou Jank.  A UNICA é a fornecedora oficial de combustíveis para a Formula Indy, que desde 2007 utiliza o etanol em substituição à gasolina. A UNICA também apóia a equipe de rally do brasileiro Klever Kolberg, que vai inaugurar a categoria “Etanol” na edição de 2010 do maior rally do mundo, o Dakar, disputado no Chile e na Argentina a partir de 1 de janeiro.

Exposição: motor que em 2010 será movido a etanol A Stock Car atrai público semelhante ao do futebol nas transmissões pela TV, o que segundo Jank vai ajudar a disseminar os benefícios da produção e uso do etanol no Brasil, que cobrem aspectos técnicos, econômicos e ambientais. “A nossa participação, que ocorrerá com a marca ‘Etanol’, também vai ajudar o público neste momento de transição, em que milhares de postos de combustíveis estão retirando a palavra ‘álcool’ de suas bombas para substituí-la por ‘etanol’”, avaliou Jank.

“É fundamental que o consumidor entenda que álcool e etanol são exatamente a mesma coisa e a troca é apenas a adoção do termo técnico correto para o álcool combustível que já conhecemos desde os anos 70,” completou o presidente da UNICA.

Uma série de nove estudos divulgados nos últimos dias, elaborados por alguns dos principais especialistas em suas áreas de atuação, comprovam e detalham muitos dos benefícios proporcionados pela produção e uso do etanol no Brasil. “O uso do etanol na Stock Car também vai contribuir para melhorar a tecnologia dos carros flex e trazer ganhos de eficiência energética, que chegarão aos carros de passeio e veículos utilizados no transporte público,” destacou o presidente da UNICA.

Um dos estudos divulgados na semana passada, coordenado pelo professor da Escola Politécnica da USP, Francisco Nigro, e pelo especialista em tecnologia e emissões da UNICA, Alfred Szwarc, conclui que os veículos flex precisam de aperfeiçoamentos para maximizar os benefícios do etanol, como o maior calor latente de vaporização e a maior octanagem, que dão ao combustível verde vantagem energética sobre a gasolina. Hoje, os automóveis flex, que rodam com qualquer combinação de gasolina ou etanol, já representam mais de 90% das vendas de veículos leves no Brasil. A frota flex já supera os 35% de todos os automóveis leves que rodam no país.

Outro estudo, também divulgado na semana passada, destaca os ganhos para a saúde pública se carros e ônibus movidos a derivados de petróleo passassem a usar apenas etanol como combustível. Na região metropolitana de São Paulo, essa medida evitaria milhares de internações hospitalares e centenas de mortes seriam todos os anos. Segundo o pesquisador, o médico patologista Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina da USP, mais de 12 mil internações e 875 mortes seriam evitadas em um ano e quase US$ 190 milhões deixariam de ser gastos.